
Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o armazenamento de qualquer forma de registro que contenha cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança ou adolescente é considerado crime, com pena prevista de um a quatro anos, além de multa.
Gilberto Firmo, de 52 anos, tio da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, atual presidente do PL Mulher, foi preso em flagrante na última sexta-feira (1º), pela Polícia Civil de Goiás. O homem foi encontrado na cidade de Ceilândia, no Distrito Federal.
Leia também
- Tarifaço nos EUA pode comprometer 75% da exportação de açaí do Pará
- Partido de Bolsonaro expulsa deputado que criticou Trump
A prisão ocorreu durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão com apoio da Polícia Civil. Durante a ação policial, os agentes encontraram diversos arquivos contendo imagens e vídeos de exploração sexual infantil no aparelho celular do suspeito.
Quer receber mais notícias do Brasil e do mundo? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!
De acordo com as investigações, Gilberto Firmo é suspeito de fazer upload e compartilhar centenas de arquivos com conteúdo de exploração sexual envolvendo crianças e adolescentes na internet. O material encontrado durante a busca confirmou as suspeitas que motivaram a operação.
Gilberto confessa durante depoimento
Durante depoimento logo após a prisão, Gilberto confessou o compartilhamento dos vídeos de conteúdo ilegal em um grupo de Facebook com outras cinco pessoas. Ele afirmou que o telefone utilizado foi um presente de um amigo, pois o aparelho anterior estaria obsoleto e, em seguida, admitiu saber da existência do conteúdo no aparelho.
Gilberto tentou justificar que recebia o material de outras pessoas e pedia para que parassem de mandar, pedido que, segundo ele, não era atendido. O aparelho celular apreendido será submetido à perícia técnica para aprofundar as investigações e identificar a extensão do material armazenado. Os peritos analisarão o dispositivo em busca de mais evidências que possam auxiliar no caso.
Audiência de custódia marcada
O advogado de defesa Samuel Magalhães confirmou à imprensa a prisão de Gilberto e informou que a audiência de custódia foi marcada para este sábado (2). Durante a audiência, será decidido se o suspeito permanecerá preso preventivamente ou se responderá ao processo em liberdade.
Até o momento, a assessoria da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro não se manifestou oficialmente sobre a prisão do tio.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar