plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
IMPOSTO DE RENDA

Receita antecipa último lote da restituição. Veja como fazer!

Segundo o órgão, todas as declarações entregues no prazo e sem inconsistências tiveram o dinheiro liberado.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Receita antecipa último lote da restituição. Veja como fazer! camera Todas as declarações entregues no prazo e sem inconsistências tiveram o dinheiro liberado | ( José Cruz / Agência Brasil)

A Receita Federal antecipou o pagamento do último lote de restituição do Imposto de Renda 2025, que estava previsto para o dia 30 de setembro. Segundo o órgão, todas as declarações entregues no prazo e sem inconsistências tiveram o dinheiro liberado.

O calendário previa o pagamento em cinco lotes, entre maio e setembro. Segundo o órgão, com a antecipação, todos os contribuintes com direito à restituição e que não estavam com pendências na declaração receberam o dinheiro até o lote de agosto, pago no dia 29.

O dinheiro da restituição é liberado na conta informada na declaração ou por Pix, caso essa seja a opção do contribuinte e se a chave for o CPF.

Quem declarou neste ano, tem restituição e não recebeu o dinheiro em nenhum deles caiu na malha fina. Será preciso corrigir as informações, enviando uma retificadora, para ter os valores. Depois, a Receita começa a pagar lotes residuais, que incluem contribuintes atrasados e os que saíram da malha fina deste e de anos anteriores.

Quer saber mais notícias sobre imposto de renda? Acesse nosso canal no Whatsapp

Serviço

COMO CONSULTAR SE ENTREI NO LOTE?

  • Entre no site de consulta da restituição: https://www.restituicao. receita.fazenda.gov.br/
  • Informe CPF, data de nascimento e selecione 2025 em “Exercício”
  • Clique em “Sou humano” e, depois, em “Consultar”.

Em seguida, o programa informa se você está na lista de restituição

  • Segundo o órgão, até o momento, foi pago um montante de R$ 36,6 bilhões em restituições para mais de 22,6 milhões de contribuintes.

O QUE POSSO FAZER SE NÃO TIVE A RESTITUIÇÃO LIBERADA NESTE LOTE?

  • Segundo a Receita, quem não recebeu a restituição deve acessar a página do órgão na internet, no campo “Meu Imposto de Renda”, e consultar a situação da declaração pelo “Extrato do Processamento”.
  • Se houver alguma pendência, é possível corrigi-la e enviar uma declaração retificadora para corrigir eventuais erros.
  • É possível reagendar o crédito no Banco do Brasil em até um ano, no site https://www.bb. com.br/irpf, ou na central de relacionamento BB: 4004-0001 (capitais), 0800-7290001 (demais localidades) e 0800-7290088 (para pessoas com deficiência auditiva).
  • Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição em até um ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

QUAL ERA O CALENDÁRIO INICIAL?

  • O calendário de restituição do IR previa que os pagamentos aconteceriam em cinco lotes, pagos de maio a setembro. O primeiro deles foi liberado no dia 30 de maio, último dia para entregar a declaração deste ano, e o último sairia no dia 30 de setembro, mas foi antecipado para agosto.

Para saber mais, acesse a edição eletrônica do jornal Diário do Pará

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias