
O prazo para comprovação de informações dos candidatos pré-selecionados no Programa Universidade para Todos (Prouni), referente ao segundo semestre de 2025, encerra nesta sexta-feira (5).
Para validar a bolsa de estudo, os estudantes devem entregar a documentação exigida na instituição de ensino superior privada em que foram selecionados. O envio pode ser feito presencialmente ou pela página da instituição na internet, conforme as regras estabelecidas pela faculdade.
A lista de espera do Prouni 2025/2 está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na aba do programa. Podem participar os candidatos que não foram convocados nas chamadas regulares ou que tiveram a vaga recusada por falta de formação de turma no curso escolhido.
O programa do Ministério da Educação (MEC) oferece bolsas de 50% ou 100% em cursos de graduação de instituições privadas. Para esta edição, estão disponíveis mais de 211 mil bolsas, sendo 118 mil integrais e 93 mil parciais, distribuídas em 370 cursos de 887 instituições de ensino superior.
Documentação exigida
Os estudantes devem apresentar documentos de identificação com foto e CPF, além dos membros do grupo familiar. Também é necessário comprovar a renda bruta mensal de todos os integrantes da família, apresentar comprovante de residência e certificado de conclusão do ensino médio conforme os requisitos do programa.
Para candidatos que cursaram o ensino médio em escola particular com bolsa de estudo, é obrigatória a apresentação de declaração emitida pela instituição.
As faculdades devem fornecer comprovante de recebimento da documentação e têm até 12 de setembro para divulgar se a solicitação do candidato foi aprovada ou reprovada. Em caso de aprovação, será emitido o termo de concessão de bolsa.
Quer mais notícias do Brasil? acesse o nosso canal no WhatsApp
Segundo o edital, instituições privadas que adotarem processo próprio de seleção precisam ter comunicado formalmente aos pré-selecionados sobre essa exigência. O regulamento proíbe a cobrança de taxas durante a seleção.
Prouni completa 20 anos
Criado em 2004, o Prouni tem como público-alvo estudantes sem diploma de nível superior. Em duas décadas, o programa já beneficiou mais de 3,5 milhões de alunos, sendo 2,5 milhões com bolsas integrais. Atualmente, 632.503 estudantes estão matriculados com apoio do programa, dos quais 533.790 recebem bolsa integral, em 1.851 instituições privadas de ensino em todo o país.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar