
Um idoso morreu após um ataque de abelhas em Itapetininga (SP) na última sexta-feira (19) ao sair de casa para comprar um bolo e comemorar o próprio aniversário.
Francisco Raimundo de Oliveira havia completado 73 anos na véspera do incidente, na quinta-feira (18). Após o incidente, o corpo foi sepultado no cemitério Gramadinho, no último domingo (21) pela manhã. Ele deixa a esposa e sete filhos.
Leia também:
- Famoso arquiteto e documentarista morrem em queda de avião
- Ex-PM é morto a tiros em feira de Belém após emboscada
A esposa de Francisco contou, em entrevista, que ele saiu sem celular, com a promessa de que voltaria para casa no início da tarde. Preocupada com a demora, ela ligou para um sobrinho que trabalha na cidade, pedindo que procurasse por informações no hospital. Foi assim que a família soube do incidente.
Quer receber mais notícias do Brasil e do mundo? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!
O ataque aconteceu por volta das 11h, perto de um mercado na Avenida Peixoto Gomide, no Centro de Itapetininga. O enxame, descrito como repentino pelo gerente de um comércio local, tomou o local de forma inesperada.
Funcionários do mercado fecharam as portas rapidamente e abrigaram clientes que estavam do lado de fora, numa tentativa desesperada de proteger as pessoas do ataque dos insetos.
Operação de resgate complexa
Todas as equipes do Samu foram deslocadas para a ocorrência, que ficava a apenas 150 metros da base de atendimento. No local, os socorristas encontraram as vítimas sob o ataque intenso dos insetos, o que impedia a aproximação segura.
Medidas de emergência
Em uma medida paliativa, os socorristas usaram um extintor de incêndio para tentar afastar o enxame enquanto aguardavam a chegada do Corpo de Bombeiros. Esta ação demonstra o desespero e a urgência da situação enfrentada pelas equipes de resgate.
Ao se aproximarem do idoso, os próprios socorristas foram atacados pelas abelhas. Com a chegada do Corpo de Bombeiros, que conseguiu dispersar parte do enxame, a vítima pôde ser finalmente atendida, mas infelizmente não resistiu aos ferimentos.
Ao todo, 11 pessoas ficaram feridas no incidente, entre eles:
- Seis socorristas do Samu;
- Três bombeiros;
- Duas mulheres, de 50 e 58 anos, que estavam no estacionamento;
- Francisco Raimundo de Oliveira (vítima fatal).
Interdição da área
A área foi interditada pelas autoridades como medida de segurança, impedindo a circulação de pessoas enquanto a situação não fosse completamente controlada. Esta ação preventiva evitou que mais pessoas fossem atacadas pelo enxame.
Segundo a prefeitura de Itapetininga, o enxame estava provavelmente em período migratório, o que explicaria o comportamento agressivo dos insetos. Durante este período, as abelhas ficam mais sensíveis e propensas a ataques quando se sentem ameaçadas.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar