
Em tempos de revolução tecnológica constante, o assunto do momento é a adaptação de diversas profissões ao uso da Inteligência Artificial, por isso uma oportunidade acaba de surgir.
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), abriu inscrições para o curso de extensão "IA para Educadores da Educação Básica: Competências Digitais e Inovação Pedagógica". São 40.250 vagas gratuitas na modalidade a distância, com início previsto para 3 de novembro de 2025.
Leia também
- CNU 2025: locais e horários de prova são divulgados; veja
- ICMBio abre processo seletivo para nível fundamental no Pará
O curso tem como objetivo capacitar professores da Educação Básica para o uso responsável e criativo da Inteligência Artificial em práticas pedagógicas.
Quer receber mais notícias de educação e editais em todo o Brasil? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!
A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação a Distância (SEDIS) e pelo Instituto Metrópole Digital (IMD) da UFRN.
Podem se inscrever professores da educação básica da rede pública de ensino, professores da Carreira EBTT (Ensino Básico, Técnico e Tecnológico) e estudantes de licenciaturas do Programa UAB.
Caso existam vagas remanescentes, técnicos das secretarias de educação estadual, municipal e da CAPES também poderão ser contemplados.
Características da formação
O curso terá carga horária total de 30 horas, dividida em quatro unidades, com duração de dez semanas. A formação será realizada no formato autoinstrucional, 100% online, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da UFRN.
Todas as atividades serão assíncronas, o que permite aos participantes flexibilidade para acessar o conteúdo e o material didático-pedagógico conforme sua disponibilidade de horário.
Período de inscrições e processo seletivo
As inscrições seguem abertas até 10 de outubro de 2025, em um processo totalmente gratuito e deve ser feito exclusivamente pela internet, por meio do SIGAA ou GOV.BR.
A seleção dos candidatos será realizada por ordem de recebimento das inscrições, até o preenchimento total das vagas ofertadas, entre aqueles que atenderem aos pré-requisitos estabelecidos no edital.
Como realizar a inscrição
Para se inscrever, o candidato deve acessar o site da seleção, selecionar a opção "Extensão", depois "Visualizar Cursos ou Eventos" e localizar o nome do curso "IA para Educadores da Educação Básica: Competências Digitais e Inovação Pedagógica".
É necessário fornecer login e senha do GOV.BR para prosseguir com a inscrição.
Candidatos que não possuem cadastro no GOV.BR serão direcionados para um formulário de cadastro. Após o primeiro acesso, será solicitada autorização para compartilhamento dos dados pessoais com a UFRN.
Documentação necessária
No ato da inscrição, os candidatos devem anexar os seguintes documentos em um único arquivo PDF digitalizado:
- Documento de identificação pessoal com foto: RG e CPF (frente e verso), passaporte ou documento equivalente. Candidatos estrangeiros devem apresentar Carteira de Estrangeiro ou Passaporte com Visto Permanente ou Temporário;
- Comprovante de atuação na rede básica de ensino: Declaração emitida pela instituição de ensino assinada e datada do mês vigente, Portaria, Ato de Nomeação, Carteira de Trabalho ou Contracheque.
O edital destaca que o correto preenchimento do formulário, a anexação da documentação comprobatória e a veracidade das informações são de responsabilidade exclusiva do candidato e não poderão ser alterados após o envio.
Cronograma do processo seletivo
O resultado preliminar será divulgado em 21 de outubro de 2025. Candidatos que discordarem do resultado terão entre 22 e 26 de outubro para interpor recursos fundamentados por meio de formulário eletrônico disponível no site da SEDIS/UFRN.
A análise dos recursos ocorrerá entre 27 e 29 de outubro, e o resultado final será publicado em 30 de outubro de 2025. O curso tem início previsto para 3 de novembro de 2025.
Acompanhamento e recursos
É de responsabilidade do candidato acompanhar todas as publicações de resultado, comunicados, notícias e atualizações referentes ao processo seletivo na área do candidato no SIGAA, GOV.BR ou no site da SEDIS/UFRN (https://sedis.ufrn.br).
Os recursos contra o resultado preliminar devem ser encaminhados exclusivamente pelo formulário eletrônico disponibilizado na página da SEDIS/UFRN, na aba "Editais".
Não serão aceitos recursos extemporâneos, inconsistentes ou que não atendam às exigências estabelecidas no edital.
A comissão de avaliação será formada por docentes indicados pela SEDIS e IMD da UFRN, o que garante uniformidade nos critérios de seleção e qualidade no processo.
O edital poderá sofrer alterações por meio de aditivos, considerando novas diretrizes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) ou da própria UFRN.
Dúvidas e pedidos de informação podem ser enviados para o e-mail: cursointeligenciartificialufrn@sedis.ufrn.br.
Leia o edital completo!
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar