plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
INVESTIGAÇÃO

Aneel cobra explicações sobre apagão nacional e faz inspeção em subestação

A Aneel investiga as causas do apagão nacional e realiza inspeção em subestação no Paraná após pane elétrica que afetou milhões de brasileiros.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Aneel cobra explicações sobre apagão nacional e faz inspeção em subestação camera Sede da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em Brasília | Foto: Divulgação/Aneel

Nas últimas horas, milhões de brasileiros foram afetados por um apagão que deixou diversas regiões do país sem energia elétrica. A interrupção no fornecimento reacendeu o debate sobre a segurança e a manutenção da infraestrutura energética nacional, especialmente diante da dependência crescente do Sistema Interligado Nacional (SIN). Diante da gravidade do episódio, autoridades do setor elétrico se mobilizaram para esclarecer as causas e evitar novas ocorrências.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que cobrou explicações das empresas envolvidas no blecaute registrado na madrugada desta terça-feira (14). Em nota oficial, a agência declarou ter enviado ofícios para que as concessionárias esclareçam as razões da interrupção no fornecimento de energia.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), a causa provável do apagão foi um incêndio na subestação de Bateias, no Paraná. A Aneel destacou que equipes de fiscalização se deslocariam ainda nesta terça-feira para realizar uma inspeção presencial no local e verificar as causas do incidente. Além disso, serão instaurados processos de fiscalização para apurar a responsabilidade dos agentes envolvidos.

O apagão ocorreu por volta de 0h32 e afetou Estados das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste, que tiveram o serviço restabelecido em até 1h30. No Sul, a normalização completa levou cerca de 2h30.

Quer mais notícias locais? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.

Mais cedo, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que a falha não foi provocada por falta de energia, mas por um problema na infraestrutura de transmissão. Ele informou ainda que foi acionado o Grupo Especial de Resposta Rápida formado pelo ONS, pela Aneel e pelo próprio ministério para investigar o incidente. Um relatório preliminar, denominado Relatório de Análise da Perturbação (RAP), será elaborado para identificar as causas do incêndio e propor medidas que evitem novas ocorrências.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias