plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOVAS REGRAS

Saiba como se tornar instrutor de CNH sem depender de autoescola

Profissionais poderão ministrar aulas práticas sem vínculo com autoescolas, mediante capacitação e autorização do Detran.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Saiba como se tornar instrutor de CNH sem depender de autoescola camera Instrutores autônomos poderão ministrar aulas práticas de direção após curso e autorização do Detran. | Lidiana Cuiabano/Detran-MT

No meio da cidade, entre buzinas e semáforos, há quem sonhe em aprender a dirigir sem precisar enfrentar filas em autoescolas lotadas. Esse cenário poderá se tornar realidade em breve: o governo federal anunciou regras para a criação da categoria de instrutor autônomo de trânsito, que permitirá a qualquer profissional capacitado oferecer aulas práticas de direção sem vínculo formal com uma escola de condução.

Para atuar, o candidato deverá realizar um curso específico, que combinará aulas sobre habilidades pedagógicas, conhecimento técnico das leis de trânsito e condução responsável. Ao final da capacitação, haverá uma prova de avaliação, e os aprovados receberão certificado de conclusão.

CONTEÚDO RELACIONADO

O instrutor autônomo terá como responsabilidade garantir que o aluno siga as normas de mobilidade urbana, respeite as condições de segurança, reforce conceitos abordados nas aulas teóricas, monitore o comportamento do aprendiz e forneça feedback construtivo.

Quer mais notícias nacionais? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.

REGRAS PARA INSTRUTORES AUTÔNOMOS

Após a formação, o profissional deverá obter autorização do Detran para exercer a função. Seu nome será registrado no Ministério dos Transportes, que manterá uma lista de instrutores habilitados.

Os veículos usados nas aulas, seja do instrutor ou do aluno, precisam atender às normas de segurança do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e ter identificação de veículo de ensino. Todas as aulas ministradas deverão ser informadas ao Detran local.

MODERNIZAÇÃO DO PROCESSO DE HABILITAÇÃO

A regulamentação permite que instrutores que já atuam em autoescolas continuem suas atividades tradicionais, podendo, paralelamente, trabalhar de forma autônoma.

Durante as aulas, eles devem portar CNH, credencial de instrutor ou crachá fornecido pelo órgão competente, licença de aprendizagem veicular e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo. A Carteira de Identificação Profissional será disponibilizada gratuitamente no site da Senatran aos profissionais que cumprirem todos os requisitos.

REDUÇÃO DE CUSTOS

As mudanças fazem parte de uma proposta maior de modernização do processo de obtenção da CNH, que desobriga o candidato de frequentar aulas presenciais em autoescolas e deve reduzir em até 80% o custo do documento, atualmente próximo de R$ 3.200. Apesar da flexibilização, os exames teórico e prático continuam obrigatórios para a emissão da CNH.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias