A contagem regressiva para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 começou oficialmente. Os candidatos já podem acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição, documento que reúne informações essenciais sobre o exame, como local de prova, horários, número de inscrição e eventuais atendimentos especiais.
A liberação foi feita nesta quinta-feira (23) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na Página do Participante. As provas estão marcadas para os dias 9 e 16 de novembro, com aplicação em todos os estados brasileiros.
Conteúdo Relacionado
- SEST SENAT abre novas vagas em todo o país, inclusive, no Pará
- Pague Menos e a Extrafarma abrem mais de 600 vagas! Salários de até R$ 6 mil e benefícios
No primeiro dia, os estudantes farão as avaliações de linguagens, ciências humanas e redação; no segundo, será a vez das áreas de matemática e ciências da natureza, totalizando 180 questões objetivas.
Em três cidades paraenses, Belém, Ananindeua e Marituba, o calendário será diferente. Por causa da realização da COP30, que ocorrerá em Belém durante o período regular do exame, as provas nessas localidades serão realizadas nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro. O cartão de confirmação específico para esses participantes será divulgado posteriormente.
Para ajudar na reta final de preparação, o Ministério da Educação (MEC) lançou novas ferramentas digitais. O aplicativo MEC Enem – Simuladão do Enem oferece simulados por área do conhecimento, correção automatizada de redação e materiais de reforço, como vídeos e apostilas.
Já em parceria com o YouTube, o MEC estreou uma série de videoaulas de redação, disponíveis no canal oficial e no YouTube Edu, com dicas sobre estrutura textual, coerência e competências avaliadas.
Outra novidade é a nova edição da cartilha “A Redação do Enem 2025 – Cartilha do(a) Participante”, que explica os critérios de correção e traz exemplos comentados de textos com nota máxima.
Quer saber mais de Brasil? Acesse o nosso canal no WhatsApp
O Enem, que completou mais de duas décadas de existência, segue como a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, sendo utilizado em programas como Sisu, Prouni e Fies, além de parcerias com universidades de Portugal que aceitam as notas do exame.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar