Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que não fizeram a prova de vida estão sendo notificados pelo órgão para regularizar a situação. O instituto afirma que enviou 4 milhões de notificações por meio do banco no qual o cidadão recebe o benefício e pelo Meu INSS.
A prova de vida é obrigatória para continuar recebendo o benefício. Quem for notificado tem 30 dias para regularizar a situação. O segurado que perde o prazo e não comprova estar vivo pode ter a renda bloqueada. O desbloqueio ocorre ao fazer a comprovação. Se isso não ocorrer, a aposentadoria ou pensão é cortada.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Fies 2025 abre inscrições para 58 mil vagas remanescentes
- Receita libera lote do IRPF nesta sexta-feira (24); confira!
- Leilão da Receita tem iPhones a R$ 300 e carros por R$ 2.500
Segundo o instituto, a mensagem foi entregue apenas para quem não teve a comprovação de vida de forma automática pelo sistema. Cidadãos com biometria registrada no governo federal têm a prova de vida realizada automaticamente.
Quer mais notícia nacionais? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.
COMO FAZER PROVA DE VIDA DO INSS?
- - Acesse o site ou aplicativo Meu INSS
- - Informe seu CPF e a senha do Gov.br
- - Siga as instruções para fazer o reconhecimento facial, caso seja solicitado pelo sistema
- - Em alguns bancos, é possível realizar a prova de vida online, no app do próprio banco
- - Também é possível ir à agência bancária responsável pelo pagamento para fazer a prova de vida
- PROVA DE VIDA MUDOU EM 2022
A prova de vida mudou em 2022, com a publicação da portaria 1.408, que determinou a comprovação de que o segurado está vivo por meio do cruzamento de dados, como biometria na rede bancária ou no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), por exemplo.
Com isso, 94% dos aposentados e pensionistas não precisam procurar a Previdência Social. Segundo o INSS, dos 36,9 milhões de beneficiários do instituto em 2024, 34,6 milhões tiveram seus dados atualizados aé o mês de agostos. Os demais estão sendo convocados.
Em geral, oito em cada dez segurados não precisam fazer prova de vida. O INSS diz que eliminou filas e deslocamentos desnecessários com a medida.
SISTEMA AUTOMÁTICO PODE FALHAR; ENTENDA
Mesmo com o novo sistema automático, em alguns casos o INSS não consegue confirmar que o cidadão esá vivo. Quando isso acontece, o próprio beneficiário deve realizar o procedimento, que pode ser feito pelo Meu INSS, pelo aplicativo ou site do banco, ou indo à agência bancária pessoalmente, se preferir.
Para isso, está sendo convocado pelo órgão.
POR QUE É PRECISO FAZER PROVA DE VIDA DO INSS?
A prova deVVida é a confirmação de que o beneficiário está vivo e tem direito de continuar recebendo o benefício previdenciário. A medida previne fraudes e garante os pagamentos corretos para quem contribuiu e tem direito ao benefício.
CUIDADOS COM GOLPES; INSS NÃO LIGA PARA O SEGURADO
O INSS afirma que está ocorrendo muitos golpes em seu nome. O instituto não faz ligações para o celular ou casa do segurado, não envia cartas por Correios, não manda SMS pedindo dados e não envia servidores para fazer a prova de vida.
O instituo orienta o segurado a ligar, caso seja procurado. "Desconfie de qualquer mensagem, ligação ou visita fora dos canais oficiais", diz o órgão.
A orientação é para nunca compartilhar dados pessoais, senhas e documentos por telefone, mensagem ou com pessoas desconhecidas.
EM CASO DE DÚVIDAS, PROCURE O INSS POR:
- - site: gov.br/inss
- - Aplicativo Meu INSS
- - Central 135 (funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar