Usuários do Instagram se depararam com uma situação incomum na manhã desta quarta-feira (10), quando perfis de diversos políticos, incluindo o do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, desapareceram temporariamente das buscas da plataforma. A falha foi identificada por volta das 10h15, quando muitos perfis, tanto da esquerda quanto da direita, deixaram de aparecer nos resultados de busca.
Além do presidente Lula, outros nomes importantes da política brasileira, como a deputada federal Erika Hilton, a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e os deputados federais Eduardo Bolsonaro e Flávio Bolsonaro também foram afetados pela falha.
Conteúdos relacionados:
- Banco Central começa a retirar de circulação notas de R$2 a R$100
- Anvisa determina apreensão de produtos à base de minoxidil
- Veja como tirar a primeira habilitação pelo aplicativo CNH do Brasil
A ausência desses perfis gerou uma onda de questionamentos entre os internautas, que se mostraram surpresos e desconfortáveis com o que parecia ser um erro no sistema da rede social. A situação foi resolvida por volta das 11h30, quando os perfis que haviam desaparecido voltaram a ser exibidos nas buscas.
Em nota, o Partido dos Trabalhadores (PT) acusou o Instagram de "esconder" o perfil do presidente Lula e outros nomes aliados à gestão dele. A legenda criticou a plataforma por o que consideraram ser uma tentativa de "ocultar" figuras políticas de visibilidade pública, chamando a falha de "inadmissível" e pedindo para que a situação fosse denunciada.
"O Instagram está te impedindo de ver o perfil do presidente Lula! Isso é inadmissível e deve ser denunciado por todos nós!", afirmou o PT, ressaltando ainda a preocupação com a influência das grandes plataformas sobre o conteúdo acessado pelos usuários. "As big techs, empresas donas das principais redes sociais, se vendem como espaços democráticos, mas estão tentando determinar o que você pode ver!", completou o partido.
Quer mais notícias direto no celular? Acesse nosso canal no WhatsApp!
Além disso, o desaparecimento dos perfis também gerou repercussão em outras redes sociais, como o X (antigo Twitter), onde diversos usuários manifestaram desconforto e exigiram explicações da Meta, empresa responsável pelo Instagram.
Instagram sumiu com os perfis de Lula, Glauber Braga, Érika Hilton e outros políticos da esquerda na barra de busca. Para acessar os perfis, somente jogando no Google e clicar no link… Vai procurar do Bolsonaro agora. 🤡 pic.twitter.com/cvnS8OAjWW
— AllDream (@aldrincordeiro) December 10, 2025
As big techs simplesmente resolveram coordenar a votação da dosimetria com a censura de perfis de esquerda do Instagram 🤯
— Zão 🪭 (@Tenh0Dona) December 10, 2025
Amanheci com um shadow ban generalizado contra perfis de esquerda no Instagram. Até o perfil do presidente está inacessível. Shadow ban é uma punição a quem não se adequa à plataforma, então o recado da Meta é bem claro: a direita é amiga, a esquerda é uma ameaça.
— Princeso da Michelãn (@felipekinomoto) December 10, 2025
quando eu sei que o meta é aliado da extrema direita e tenho como provar pic.twitter.com/DQFSUJg1le
— leo (@NaoEhLeonardo) December 10, 2025
Confira a lista dos políticos que ficaram temporariamente fora da busca do Instagram:
- Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
- Erika Hilton (PSOL-SP), deputada federal
- Gleisi Hoffmann (PT), ministra da Secretaria de Relações Institucionais
- Nikolas Ferreira (PL-MG), deputado federal
- Eduardo Bolsonaro (PL-SP), deputado federal
- Flávio Bolsonaro (PL-RJ), senador
- Carlos Bolsonaro (PL), vereador do Rio de Janeiro
- Caroline de Toni (PL-SC), deputada federal
- Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar