plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
SAÚDE

Anvisa determina recolhimento de lotes de paracetamol. Veja!

A determinação atinge diferentes apresentações do medicamento, usadas tanto em farmácias quanto em hospitais.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Anvisa determina recolhimento de lotes de paracetamol. Veja! camera Lotes de paracetamol começam a ser retirados por fabricante | Canva

Em meio ao rigoroso controle sobre medicamentos que chegam às prateleiras do país, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de diversos lotes de combinações de Paracetamol + Fosfato de Codeína produzidos pela Geolab Indústria Farmacêutica S/A. A medida, publicada no Diário Oficial da União na última terça-feira (9), reforça a preocupação do órgão regulador com a segurança e a conformidade dos produtos disponíveis à população.

Segundo a Anvisa, a própria empresa notificou ter iniciado um recolhimento voluntário após identificar irregularidades durante o processo de fabricação. A análise revelou que os lotes apresentavam variação na quantidade de codeína — entre 1,9% e 2,66% — acima do aceitável pelas boas práticas de produção. Apesar disso, o órgão destacou que não há risco clínico significativo, mas a falha configura descumprimento das normas sanitárias.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

No Diário Oficial, o motivo da determinação foi detalhado como “variação na pesagem da codeína decorrente da correção de umidade do insumo ativo”, o que contraria o art. 4º da RDC nº 658/2022, que proíbe a produção de medicamentos em desacordo com o registro sanitário. A medida preventiva se baseia também na Lei nº 6.360/1976 e na RDC nº 625/2022.

A determinação atinge diferentes apresentações do medicamento, usadas tanto em farmácias quanto em hospitais, todas produzidas a partir de 28 de janeiro de 2025.

Lotes de Paracetamol + Fosfato de Codeína recolhidos pela Anvisa

  • 500 mg + 7,5 mg – cartela com 12 comprimidos
  • 500 mg + 7,5 mg – cartela com 24 comprimidos
  • 500 mg + 7,5 mg – embalagem hospitalar com 96 comprimidos
  • 500 mg + 7,5 mg – embalagem hospitalar com 480 comprimidos
  • 500 mg + 30 mg – cartela com 36 comprimidos
  • 500 mg + 30 mg – cartela com 24 comprimidos
  • 500 mg + 30 mg – embalagem hospitalar com 96 comprimidos
  • 500 mg + 30 mg – embalagem hospitalar com 480 comprimidos
  • 500 mg + 30 mg – cartela com 12 comprimidos

Quer mais notícias direto no celular? Acesse nosso canal no WhatsApp!

A Geolab deverá seguir os protocolos de recolhimento estabelecidos pela Anvisa, enquanto o órgão segue monitorando o caso para garantir a integridade dos produtos no mercado.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias