plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
VEJA O VÍDEO

Estátua da Havan desaba após fortes ventos em Porto Alegre

Estrutura de 24 metros foi atingida por rajadas de 96 km/h.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Estátua da Havan desaba após fortes ventos em Porto Alegre camera A área foi isolada imediatamente após a queda, e a equipe responsável pelas obras deve começar a retirada dos destroços nas próximas horas. | Reprodução/Valmir Michelon do jornal Nova Folha

A crise climática causada por mudanças vistas ao longo dos últimos anos tem causado episódios de susto e pânico em vários pontos do país, principalmente com a chegada do verão brasileiro. Um dos estados que vem sofrendo com tais mudanças é o Rio Grande do Sul.

Uma réplica da Estátua da Liberdade da loja Havan desabou em Guaíba nesta segunda-feira (15) devido a fortes ventos que atingiram a região metropolitana de Porto Alegre. O incidente não resultou eu feridos.

Leia também

A estrutura completa possui 35 metros de altura, mas apenas a parte da escultura, com 24 metros, cedeu e caiu no solo.

Quer receber mais notícias do Brasil e do mundo? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!

A área foi isolada imediatamente após a queda, e a equipe responsável pelas obras deve começar a retirada dos destroços nas próximas horas.

Vistoria técnica vai investigar as causas

A Havan confirmou que uma análise detalhada será feita para descobrir os motivos do colapso da estrutura. A empresa destacou que a estátua foi instalada em 2020, durante a inauguração da loja, e que todas as suas réplicas possuem Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

Os resultados da vistoria vão determinar quais medidas serão tomadas para evitar novos acidentes similares em outras unidades da rede.

Defesa Civil alerta para ventos extremos

O órgão estadual de Defesa Civil emitiu um aviso severo para a população sobre ventos que poderiam ultrapassar os 90 km/h. O alerta teve validade das 15h20 às 16h20 do mesmo dia e foi enviado pela primeira vez por meio da ferramenta Cell Broadcast, reservada para situações de desastre grave.

As medições confirmaram a intensidade do fenômeno meteorológico:

  • Canoas registrou rajadas de 96,3 km/h, as mais fortes da região;
  • Porto Alegre teve ventos de 83,3 km/h;
  • O radar meteorológico de Porto Alegre detectou a condição severa.

A população recebeu orientações para se proteger longe de árvores, placas publicitárias e postes de energia elétrica durante o período de maior risco.

Veja o momento da queda da estátua:

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias