plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
VERÃO INTENSO

Fique atento! Onda de calor extremo atinge várias regiões do Brasil

Temperaturas recordes são registradas nesta quinta-feira (25), com alertas de risco à saúde em oito estados

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Fique atento! Onda de calor extremo atinge várias regiões do Brasil camera Norte e Nordeste não estão sob a influência da onda de calor. | Paulo Pinto/Agência Brasil

O Natal de 2025 está sendo marcado por uma onda de calor intensa em diversas regiões do Brasil. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta quinta-feira (25) um aviso laranja de perigo para o fenômeno, que atinge toda a região Sudeste, áreas do norte do Paraná, extremo leste de Santa Catarina, sul de Goiás e leste do Mato Grosso do Sul.

Com esse cenário, o Inmet alertou que o calor extremo representa um risco à saúde, causando fadiga, lentidão e tontura. Segundo especialistas, os efeitos vão além do desconforto e podem ser graves, especialmente para crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas.

Conteúdos relacionados:

A cidade de São Paulo registrou 35,9 ºC, a maior temperatura para dezembro na história da capital, superando os 35,6 ºC registrados do dia 03 de dezembro de 1998. No Rio de Janeiro, os termômetros marcaram 41 ºC, levando a prefeitura a declarar nível 3 de calor, numa escala que vai até 5, e a Secretaria Estadual de Saúde (SES-RJ) informou que 22 cidades enfrentam calor excessivo, que pode ser classificado como leve, severo ou extremo.

De acordo com meteorologistas, uma onda de calor ocorre quando a temperatura permanece pelo menos 5 ºC acima da média por cinco dias ou mais. O padrão atual é resultado da atuação de uma massa de ar quente e seco, reforçada pela Alta Subtropical do Atlântico Sul, que bloqueia a chegada de frentes frias e sistemas de chuva mais organizados. Diferentemente dos últimos dias, quando o calor aparecia de forma pontual, a previsão indica temperaturas elevadas por vários dias consecutivos, até pelo menos domingo (28).

No Sudeste, o calor se concentra principalmente no interior de São Paulo, no Triângulo Mineiro e no sul de Minas Gerais. No Centro-Oeste, o fenômeno também se mantém, com calor intenso e chuvas isoladas. No Sul, especialmente entre Santa Catarina e Paraná, o período mais crítico ocorre até o Natal, com previsão de redução gradual após o feriado, acompanhada do retorno das chuvas.

Quer mais notícias direto no celular? Acesse nosso canal no WhatsApp!

Enquanto isso, Norte e Nordeste não estão sob a influência da onda de calor, mas o interior dessas regiões sentirá temperaturas elevadas, enquanto o litoral terá temperaturas mais amenas graças à ventilação oceânica. No entanto, há risco de temporais no Norte, com volumes de chuva elevados em alguns pontos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias