O sonho de ingressar no ensino superior é a meta de muitos estudantes brasileiros. Para realizar esse objetivo, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) se tornou uma das principais portas de entrada para universidades e instituições federais em todo o país.
Em 2026, o Sisu oferecerá 274,8 mil vagas em 7.388 cursos. As inscrições começam no dia 19 de janeiro, com prazo até 23 de janeiro. Este será o maior processo seletivo da história, com a participação de 136 universidades, institutos federais e centros tecnológicos federais.
Conteúdos relacionados:
- Governo estuda aplicar Enem na Argentina, Uruguai e Paraguai
- MEC divulga cronograma para SISU 2026 com novidade no Enem
- Inep nega vazamento de questões do Enem 2025. Entenda!
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas apenas pela internet, através do Portal de Acesso Único ao Ensino Superior. Cada candidato poderá escolher até duas opções de curso e concorrer tanto nas vagas de ampla concorrência quanto nas vagas destinadas a políticas de ações afirmativas e à Lei de Cotas. Para participar dessas últimas, o candidato precisa preencher um cadastro socioeconômico e informar as modalidades de reserva de vagas nas quais pretende concorrer.
A edição de 2026 do Sisu traz uma importante mudança em relação ao Enem, exame que serve de base para a seleção. A partir deste ano, o Sisu considerará as notas das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): 2023, 2024 e 2025. O sistema selecionará a melhor média ponderada obtida pelo candidato, conforme o curso escolhido, e, em caso de empate, a maior nota em uma das disciplinas será usada como critério de desempate.
De acordo com o edital publicado pelo Ministério da Educação (MEC), os candidatos devem ter participado de pelo menos uma edição do Enem com nota superior a zero na redação e não podem ter sido treineiros, ou seja, estudantes que ainda não terminaram o ensino médio e utilizam o exame apenas para fins de autodiagnóstico.
Quer mais notícias direto no celular? Acesse nosso canal no WhatsApp!
O processo seletivo contará com uma única fase de inscrição. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 29 de janeiro de 2026 e os candidatos selecionados terão até o dia 02 de fevereiro para realizar a matrícula nas instituições de ensino. Caso o candidato não seja selecionado, ele poderá manifestar interesse em participar da lista de espera, entre 29 de janeiro e 02 de fevereiro.
A distribuição das vagas observará as cotas para estudantes de escolas públicas, pessoas com deficiência, pretos, pardos, indígenas, quilombolas e de baixa renda. As instituições seguirão a ordem de classificação dos candidatos, e a proporção dessas vagas será definida com base nos critérios de inclusão social.
O Sisu 2026 oferece uma grande oportunidade para aqueles que buscam uma vaga no ensino superior, e o calendário já está pronto para iniciar um dos processos seletivos mais esperados do país.
Confira as principais datas:
- Período de inscrições: 19 a 23 de janeiro de 2026
- Resultado da chamada regular: 29 de janeiro de 2026
- Matrículas nas instituições: a partir de 02 de fevereiro de 2026
- Manifestação de interesse na lista de espera: 29 de janeiro a 02 de fevereiro de 2026
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar