A expectativa que acompanha milhares de estudantes em todo o país ganha contornos decisivos nesta semana, quando desempenho, planejamento e futuro acadêmico se cruzam em um mesmo ponto. O resultado do Enem, além de representar o fechamento de um ciclo de estudos, funciona como porta de entrada para universidades públicas e programas de acesso ao ensino superior.
O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciaram que o resultado do Enem 2025 será divulgado nesta semana. Na próxima sexta-feira (16), os candidatos poderão conferir as notas individuais na Página do Participante, onde estarão disponíveis tanto a nota da redação, que varia de zero a mil pontos, quanto as pontuações das quatro áreas de conhecimento avaliadas.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Veja quanto será o desconto do INSS no seu salário em 2026
- Anvisa aprova novo fármaco com injeção para prevenção do HIV
- Teto do seguro-desemprego sobe para R$ 2.518,65
Os participantes que realizaram o exame na condição de treineiros, no entanto, terão acesso às notas apenas cerca de 60 dias depois, por volta do mês de março. Nessa mesma data, o Inep também deve liberar o espelho da redação, com a correção detalhada das cinco competências avaliadas no texto dissertativo-argumentativo.
Quer mais notícias nacionais? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.
VAGAS PARA SISU, PROUNI E FIES
Com o resultado do Enem em mãos, os estudantes poderão disputar vagas em universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cujas inscrições ocorrerão entre os dias 19 e 23 de janeiro. As notas também permitem a participação no Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas de estudo em instituições privadas, com inscrições de 26 a 29 de janeiro, além do acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
O resultado do Enem é individual e pode ser consultado exclusivamente pela Página do Participante do Inep, mediante login e senha do Gov.br. No portal, o candidato consegue visualizar as notas em linguagens, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e redação.
MAIOR EDIÇÃO DO PROGRAMA
O Sisu 2026 será a maior edição do programa já realizada, com 274,8 mil vagas distribuídas em 7,3 mil cursos de 136 instituições públicas de ensino superior. Desde 2024, o sistema passou a ter edição única anual, reunindo vagas para cursos com início tanto no primeiro quanto no segundo semestre letivo. As inscrições são gratuitas e feitas exclusivamente pelo Portal de Acesso Único do Governo Federal.
Para participar do Sisu, é necessário ter feito o Enem em uma das edições aceitas, não ter participado como treineiro e ter obtido nota acima de zero na redação.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar