plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
LIMITES

Descubra qual nome nenhuma criança pode ser registrada no Brasil

Entenda os limites legais na escolha do nome de um filho no Brasil e como cartórios avaliam prenomes que podem causar constrangimento ou discriminação.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Descubra qual nome nenhuma criança pode ser registrada no Brasil camera No Brasil, não há um rol oficial de nomes vetados por lei | Foto: Reprodução/IStock

A escolha do nome de um filho no Brasil encontra limites legais quando há risco de exposição ao constrangimento, ao ridículo ou à discriminação. Embora não exista uma lista oficial de prenomes proibidos, cartórios têm autorização para barrar registros que possam causar prejuízos sociais e psicológicos ao longo da vida, como ocorre, com frequência, em pedidos envolvendo nomes associados a crimes contra a humanidade.

No Brasil, não há um rol oficial de nomes vetados por lei. Ainda assim, os cartórios possuem respaldo jurídico para recusar o registro de prenomes que possam comprometer a dignidade da criança ou colocá-la em situação de constrangimento e estigmatização social. Um dos casos mais recorrentes é o nome Hitler, geralmente negado com base na Lei Federal nº 6.015/1973, que regulamenta os registros públicos.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

A chamada Lei de Registros Públicos não aponta, de forma expressa, quais nomes são proibidos, mas orienta que o oficial do registro civil avalie se o prenome escolhido fere o princípio da dignidade da pessoa humana ou o melhor interesse do recém-nascido. Na prática, essa análise leva em conta possíveis impactos morais, sociais e psicológicos que o nome pode gerar ao longo da vida.

O prenome Hitler costuma ser recusado devido à associação direta com Adolf Hitler, líder do regime nazista e responsável por graves crimes contra a humanidade, incluindo o Holocausto. Segundo o entendimento predominante entre registradores, a escolha pode submeter a criança a discriminação constante e sofrimento emocional, razão pela qual o pedido costuma ser negado e encaminhado para avaliação judicial.

Quem decide sobre o registro do nome

A primeira análise é feita pelo oficial de registro civil, profissional do Direito encarregado de avaliar cada pedido no momento do registro de nascimento. Ao identificar risco de ofensa, ridicularização ou constrangimento, o registrador pode negar o prenome.

Se houver discordância por parte dos pais ou responsáveis, o caso é encaminhado ao juiz corregedor permanente, ligado à Corregedoria Geral de Justiça do estado. Cabe ao magistrado decidir se o nome será autorizado ou se a recusa do cartório será mantida.

Especialistas destacam que, apesar de não existir uma lista formal de nomes proibidos, geralmente não são aceitos prenomes que façam referência a palavrões, termos ofensivos, expressões pejorativas ou figuras historicamente ligadas à violência extrema e a crimes contra a humanidade. Em todos os casos, pesa a avaliação do impacto social e psicológico que o nome pode causar ao longo da vida da pessoa registrada.

É possível mudar o nome depois?

Sim. Desde 2022, a legislação brasileira permite que qualquer pessoa maior de 18 anos altere o próprio nome diretamente em cartório, sem necessidade de ação judicial ou advogado. Essa mudança pode ser feita uma única vez e não exige justificativa.

Quer receber mais notícias?Acesse o canal do DOL no WhatsApp!

O procedimento costuma ser concluído em até cinco dias e envolve o pagamento de uma taxa definida pela legislação estadual em São Paulo, por exemplo, o valor é de R$ 174,39. Alterações adicionais ou situações mais complexas ainda dependem de autorização judicial.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias