plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
POLÍTICAS MIGRATÓRIAS

Brasileiro está preso há dois meses nos EUA após green card negado

Matheus Silveira foi detido em San Diego durante entrevista final para residência permanente e agora deve deixar o país voluntariamente.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Brasileiro está preso há dois meses nos EUA após green card negado camera A prisão do brasileiro Matheus Silveira ocorreu com base em violações do status migratório e em antecedentes criminais. | Reprodução/Redes sociais/@matheussilveira8

Uma entrevista para conseguir a residência permanente nos Estados Unidos acabou se transformando em prisão. Detido há dois meses em San Diego acusado de violar regras do visto e ter antecedentes criminais, o brasileiro Matheus Silveira deve deixar o país voluntariamente e voltar ao Rio de Janeiro com a esposa americana.

Matheus está detido desde 24 de novembro de 2025, quando foi preso pelo Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) durante a entrevista final para a obtenção do green card. O brasileiro recebeu autorização para sair do país de forma voluntária e, agora, deve retornar ao Rio de Janeiro acompanhado da esposa, que é cidadã americana.

Conteúdos relacionados:

Conforme declaração de Tricia McLaughlin, secretária-assistente do Departamento de Segurança Interna, feita ao site Newsweek, a prisão ocorreu em razão de violações do status migratório e por antecedentes criminais. Segundo o governo americano, Silveira teria ultrapassado o prazo do visto de estudante, que expirou ainda durante a pandemia de Covid-19.

Além disso, o brasileiro possui antecedentes criminais. Em 2022, ele foi condenado em Nevada por dirigir após consumir álcool, o que também pesou na decisão das autoridades migratórias.

Em entrevista a um veículo americano, a esposa de Matheus, Hannah Silveira, advogada e veterana do Exército dos EUA, relatou que quatro agentes do ICE invadiram a sala ao fim da entrevista e algemaram o marido. Ela afirmou que a ação pareceu uma armadilha, já que os agentes aguardavam o casal no prédio federal para cumprir os requisitos legais do casamento.

Quer mais notícias direto no celular? Acesse nosso canal no WhatsApp!

O brasileiro segue detido enquanto aguarda a partida voluntária, procedimento que permite deixar os Estados Unidos por conta própria em semanas ou meses. No entanto, essa saída implica uma proibição de retorno ao país por dez anos.

Antes de o caso se tornar público, o casal planejava abrir um negócio em Minnesota. Com a nova realidade, os dois decidiram voltar ao Brasil. “Estamos lidando com duas emoções gigantes. Alívio por sair e recomeçar”, disse Hannah ao portal de notícia americano.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias