Nesta sexta-feira (30), contribuintes que caíram na malha fina e acertaram as contas com o Fisco começam a receber a restituição do Imposto de Renda. A Receita Federal libera o lote da malha fina de janeiro, que também inclui restituições residuais de anos anteriores.
Ao todo, 182.959 contribuintes serão contemplados, somando R$ 403,65 milhões em pagamentos. O lote reúne pessoas com prioridade legal e também contribuintes sem prioridade.
Conteúdos relacionados:
- INSS prorroga prazo para contestar descontos em aposentadoria; veja data
- Como regularizar título de eleitor antes das Eleições 2026?
- Salário mínimo aumenta em 2026; veja quanto você vai receber
A distribuição das restituições ocorre da seguinte forma:
- 124.065 contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram por receber a restituição via Pix;
- 27.295 contribuintes com idade entre 60 e 79 anos;
- 15.951 contribuintes sem prioridade legal;
- 7.868 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério;
- 4.692 contribuintes com mais de 80 anos;
- 3.088 contribuintes com deficiência física ou mental ou portadores de doença grave.
A consulta ao lote está disponível desde o dia 23 de janeiro e pode ser feita no site da Receita Federal. Para isso, o contribuinte deve acessar a área “Meu Imposto de Renda” e clicar em “Consultar a Restituição”. A verificação também pode ser realizada pelo aplicativo oficial da Receita Federal, disponível para celulares e tablets.
O crédito será depositado diretamente na conta bancária ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Quem não encontrar o nome na lista deve acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), verificar o extrato da declaração e, se houver pendências, enviar uma declaração retificadora para aguardar os próximos lotes da malha fina.
Quer receber notícias direto no celular? Acesse nosso canal no WhatsApp!
Caso a restituição não seja creditada, como em situações de conta desativada, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse período, o contribuinte poderá solicitar o depósito em qualquer conta de sua titularidade pelo Portal BB ou pela Central de Relacionamento, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos).
Se o valor não for resgatado dentro do prazo de um ano, será necessário fazer a solicitação pelo Portal e-CAC, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos”, depois “Meu Imposto de Renda” e, por fim, a opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar