plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ALERTA

Inmet alerta para grandes temporais no país, inclusive, no Pará

Aviso laranja indica risco de chuvas intensas, ventos fortes e transtornos até sábado

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Inmet alerta para grandes temporais no país, inclusive, no Pará camera A promessa é de muita chuva até esse sábado (31) | Ricardo Amanajás/Diário do Pará

O avanço de sistemas meteorológicos intensos sobre diferentes regiões do Brasil acende o sinal de alerta para a população. Com a combinação de instabilidade atmosférica e fenômenos de grande escala, os próximos dias exigem atenção redobrada, especialmente em áreas urbanas e regiões costeiras.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de nível laranja para a ocorrência de tempestades e volumes elevados de chuva em 16 estados brasileiros. O aviso, que representa grau intermediário de perigo, é válido até as 23h59 deste sábado (31).

Conteúdo Relacionado

Entre os estados incluídos no alerta estão Amazonas, Pará, Rondônia, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

De acordo com o Inmet, o alerta laranja indica condições meteorológicas adversas, com possibilidade de chuvas intensas em curto período, rajadas de vento e descargas elétricas. A orientação é que a população acompanhe as atualizações da previsão do tempo e evite áreas de risco.

No Sul do país, as áreas mais suscetíveis aos temporais estão concentradas na faixa leste, atingindo cidades como Curitiba, Florianópolis, Joinville, Porto Alegre, Pelotas e Caxias do Sul. Já no Centro-Oeste, o alerta alcança regiões como Brasília, Goiânia, Anápolis, Rio Verde e municípios do norte de Mato Grosso.

Na Região Norte, grande parte do Amazonas deve ser impactada, incluindo a capital Manaus, além de áreas de Rondônia como Porto Velho e Ariquemes. No Nordeste, o sul da Bahia aparece como a área mais vulnerável, com risco elevado em municípios como Vitória da Conquista, Porto Seguro e Luís Eduardo Magalhães.

No Sudeste, a atenção se volta para a formação de um ciclone próximo ao litoral, fenômeno que contribui para o aumento significativo das chuvas. São Paulo, Rio de Janeiro e o sul de Minas Gerais devem registrar os maiores acumulados, com volumes que podem ultrapassar 100 milímetros em áreas da Serra da Mantiqueira e mais de 60 milímetros no litoral paulista.

Quer saber mais de Brasil? Acesse o nosso canal no WhatsApp

As capitais e regiões metropolitanas, além de grande parte do Espírito Santo e Minas Gerais, também estão sob risco, com exceção das áreas mais ao norte desses estados.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias