plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
FOLIA E JUSTIÇA

Carnaval levam protesto contra violência animal inspirado no cão Orelha

Blocos transformam a festa em ato de conscientização contra maus-tratos

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Carnaval levam protesto contra violência animal inspirado no cão Orelha camera Da folia ao protesto em nome do cão Orelha | Divulgação

Antes mesmo do som dos tambores tomar as ruas, um outro coro já começa a ganhar força neste Carnaval: o pedido por respeito à vida animal. Em diferentes cidades brasileiras, a festa popular tem sido usada como palco para denunciar maus-tratos e cobrar justiça, transformando a alegria da folia em um ato de conscientização.

A inspiração para a temática se deve ao caso do cão comunitário Orelha, que foi torturado de maneira cruel até a morte na praia Brava, que fica na cidade de Florianópolis, capital de Santa Catarina. Os autores, quatro adolescentes de família abastada daquela cidade.

Conteúdo Relacionado

No Recife, o tradicional Bloco da Bicharada completa 15 anos de existência adotando um tom de protesto em sua caminhada. O grupo decidiu unir música e ativismo após a comoção nacional provocada pela morte do cão comunitário conhecido como Orelha.

A revolta impulsionou outras manifestações em diversas capitais em protesto ao caso cruel do cão que morava na praia Brava e que era cuidado por moradores, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro e cidades do Sul do país, como a própria Florianópolis.

Por exemplo, em Santa Bárbara d’Oeste, no interior paulista, o BloCão – Animais Têm Voz também decidiu prestar homenagens e levantar bandeiras em defesa dos animais, principalmente de sensibilizar foliões sobre a importância do combate aos maus-tratos.

No Rio de Janeiro, a Banda dos Amigos abriu oficialmente o Carnaval na Barra da Tijuca com um enredo voltado à proteção dos animais e ao respeito à vida. Já em Florianópolis, o Bloco da Lisa, conhecido por pautar questões sociais, ampliou seu discurso para incluir denúncias contra a crueldade animal, citando diretamente o caso de Orelha.

Quer saber mais de Brasil? Acesse o nosso canal no WhatsApp

As iniciativas mostram que, além da festa, o Carnaval também pode servir como espaço de reflexão e mobilização social, reforçando que a defesa dos animais é uma causa que ultrapassa datas e celebrações.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias