plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ESTUDO

Veja o que se sabe sobre pancreatite associada ao Monjanuro e Ozempic

Veja o que dizem as pesquisas sobre o uso desses medicamentos e seus efeitos no organismo.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Veja o que se sabe sobre pancreatite associada ao Monjanuro e Ozempic camera De acordo com o alerta, as canetas emagrecedoras podem gerar algumas complicações no pâncreas e na vesícula. | Foto: Reprodução/Shutterstock

A agência reguladora de saúde do Reino Unido alertou para o risco de pancreatite aguda grave em pessoas que utilizam canetas emagrecedoras, como Mounjaro e Ozempic. Apesar disso, saiba o que já é conhecido sobre a possível relação entre esses medicamentos e a doença.

De acordo com o alerta, as canetas emagrecedoras podem gerar algumas complicações no pâncreas e na vesícula. Desse modo, quem faz uso desses medicamentos, precisa ficar atento a alguns sintomas, como por exemplo, dor abdominal intensa, náusea e vômito.

“O risco de desenvolver esses efeitos colaterais graves é muito pequeno, mas é importante que pacientes e profissionais de saúde estejam cientes e atentos aos sintomas associados”, declarou a diretora de Segurança da MHRA, Alison Cave.

Um estudo recente da University College London estima que cerca de 1,6 milhão de adultos na Inglaterra, no País de Gales e na Escócia utilizaram as chamadas canetas emagrecedoras — como a semaglutida (Wegovy e Ozempic) e a tirzepatida (Mounjaro) — entre o início de 2024 e o começo de 2025, com foco na perda de peso.

Quer mais notícias sobre Brasil? Acesse nosso canal no WhatsApp

Resposta das fabricantes

As fabricantes responsáveis pelas canetas emagrecedoras como Monjauro declararam que fiscalizam a segurança dos medicamentos. Em resposta à CNN Brasil, a farmacêutica Eli Lilly afirma que "a segurança do paciente é a principal prioridade".

"Levamos a sério os relatos sobre a segurança do paciente e monitoramos, avaliamos e relatamos ativamente as informações de segurança de todos os nossos medicamentos", declarou a fabricante.

A Lilly afirma ainda que a bula do Mounjaro alerta que a inflamação do pâncreas (pancreatite aguda) é uma reação adversa incomum e orienta os pacientes a procurarem um médico para obter mais informações sobre os sintomas. A empresa recomenda a interrupção do tratamento caso haja suspeita de pancreatite durante o uso do medicamento.

A Novo Nordisk também respondeu à CNN Brasil e destacou que a companhia “leva muito a sério todos os relatos de eventos adversos associados ao uso de seus medicamentos”.

"Vários fatores de risco estão implicados no desenvolvimento de pancreatite, incluindo diabetes e obesidade. A pancreatite aguda está incluída como uma reação adversa a medicamentos (RAM) nas bulas de todos os produtos GLP-1 RA comercializados [...]. Além disso, é abordada na seção 'Quais males este medicamento pode me causar?'", declara a nota.

A fabricante alerta que os pacientes que fazem uso das canetas devem ser informados sobre os sintomas característicos e orientados a descontinuar o tratamento com semaglutida/liraglutida caso suspeitem de pancreatite, e sugere-se ter cautela em pacientes com histórico de pancreatite prévia.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias