O estelionato é um crime previsto no Código Penal brasileiro e ocorre quando alguém obtém vantagem ilícita ao enganar outra pessoa, causando prejuízo financeiro. Normalmente envolve fraude, manipulação de informações ou falsas promessas para induzir a vítima ao erro.
Um influenciador digital apontado como um dos maiores estelionatários em atuação no Rio de Janeiro foi preso pela Polícia Civil em Itaguaí. Renato Aurélio Lopes Cruz, que se apresentava nas redes sociais como especialista em bitcoins e criptomoedas, usava sua imagem e suposto conhecimento no mercado financeiro para atrair vítimas.
Segundo as investigações, ele convencia pessoas com nome limpo a participar de um esquema fraudulento, manipulando dados para aumentar artificialmente o score de crédito e forjando comprovantes de renda. Com isso, conseguia aprovar financiamentos de veículos em nome de terceiros.
Muitas vítimas só descobriam a fraude meses depois, quando surgiam problemas como busca e apreensão dos carros.
Renato responde a diversos inquéritos por estelionato, com prejuízos que ultrapassam R$ 2 milhões em diferentes estados.
Que saber mais notícias do Brasil? Acesse nosso canal no Whatsapp
O influencer foi preso após monitoramento policial nas proximidades de uma escola em Itaguaí. Nas redes sociais, ostentava uma vida de luxo e chegava a cobrar até R$ 4 mil por palestras sobre criptomoedas, enquanto, segundo a polícia, aplicava golpes em várias vítimas.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar