plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
INQUÉRITO DAS FAKE NEWS

Moraes diz que houve acessos ilícitos e vazamento de dados de ministros do STF 

Relator do inquérito das fake news, ministro aponta acessos sem justificativa funcional a dados fiscais e determina apuração sobre possível vazamento

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Moraes diz que houve acessos ilícitos e vazamento de dados de ministros do STF  camera O ministro é relator do inquérito das fake news, por meio do qual ordenou a apuração de "possível vazamento indevido de dados sigilosos" de ministros do STF | Rosinei Coutinho/STF

O ministro Alexandre de Moraes afirmou em nota nesta terça-feira (17) que as investigações iniciais da Receita Federal identificaram "diversos e múltiplos acessos ilícitos" ao sistema do órgão, "seguindo-se de posterior vazamento das informações sigilosas".

O ministro é relator do inquérito das fake news, por meio do qual ordenou a apuração de "possível vazamento indevido de dados sigilosos" de ministros do STF, do Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, e de seus familiares.

Conteúdo relacionado:

"As investigações iniciais demonstraram, conforme relatório enviado pela Receita Federal ao STF, a existência de ‘bloco de acessos cuja análise, pelas áreas responsáveis, não identificou justificativa funcional’", diz o ministro em nota.

De acordo com a Procuradoria-Geral da República, "a exploração fragmentada e seletiva de informações sigilosas de autoridades públicas" estaria sendo "instrumentalizada para produzir suspeitas artificiais, de difícil dissipação". A PGR foi autora da representação.

A investigação levou a Polícia Federal a cumprir, nesta terça, quatro mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.

Quer mais notícias do Brasil? Acesse o nosso canal no WhatsApp

Medidas cautelares como busca e apreensão domiciliar, quebra de sigilos bancário, fiscal e telemático, recolhimento domiciliar em período noturno e afastamento imediato do exercício da função pública foram aplicadas aos servidores Luiz Antônio Martins Nunes, Luciano Pery Santos Nascimento, Ruth Machado dos Santos e Ricardo Mansano de Moraes.

Os investigados prestarão depoimentos à Polícia Federal que prosseguirá nas investigações. A Folha não localizou as defesas dos servidores.

Matéria de Laura Scofield e José Marques/Folhapress

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias