Um desastre natural está gerando uma onda de solidariedade entre os brasileiros e o Governo Federal está trabalhando para atender da melhor forma a população.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobrevoou neste sábado (28) as áreas mais atingidas pelas fortes chuvas que atingiram fortemente a Zona da Mata de Minas Gerais ao longo da semana. Acompanhado do ministro das Cidades, Jader Filho, ambos vistoriaram por via aérea municípios como Juiz de Fora, Ubá e Matias Barbosa, considerados os principais pontos dos temporais iniciados na última segunda-feira (23).
As chuvas provocaram deslizamentos de terra, enxurradas e desabamentos, deixando um saldo de pelo menos 65 a 69 mortes, segundo balanços atualizados do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e da Defesa Civil de Minas Gerais. Centenas de pessoas estão desabrigadas ou desalojadas, além de registros de pontes destruídas, vias interditadas e milhares de moradores afetados. Até o momento, mais de 200 resgates com vida foram realizados pelas equipes de emergência.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Minas Gerais contabiliza quase 70 mortos após fortes chuvas
- Tragédia em MG: idosa perde 17 parentes entre mortos e desaparecidos
Após o sobrevoo, Lula desembarcou em Juiz de Fora, onde participou de reunião com prefeitos e lideranças locais na sede da prefeitura. Durante o encontro, o presidente prometeu reforço do governo federal nas ações de reconstrução e assistência emergencial, nos moldes do apoio concedido em desastres anteriores, como as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em 2024. “O governo federal está aqui para ajudar na recuperação e na prevenção futura”, afirmou.
Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, o ministro das cidades, Jader Filho, prestou solidariedade às vítimas e garantiu que novas casas serão entregues a população. Além disso, as obras de reconstrução das cidades serão feitas em parceria com as prefeituras de Juiz de Fora e Ubá.
“Vamos fazer também obras de prevenção e reforçar cada vez mais aqui, que já tem mais de R$ 70 milhões investidos em Ubá. Nós vamos ampliar [este valor] para que a cidade seja preparada, resiliente, não só aqui, mas pelo Brasil”, declarou Jader Filho.
Quer mais notícias do Brasil? Acesse nosso canal no WhatsApp
A Defesa Civil mantém alerta para a possibilidade de novas chuvas na região, embora a previsão indique redução da intensidade nos próximos dias. Moradores em áreas de risco devem acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou a Defesa Civil pelo 199.
Veja os vídeos de Lula e Jader Filho:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar