A desembargadora Maria Valquíria Norat Coelho assumiu, nesta terça-feira (18), a presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8), que atende aos estados do Pará e do Amapá. A solenidade ocorreu no salão nobre da instituição, em Belém, e reuniu magistrados, servidores, autoridades, representantes de instituições parceiras e familiares.
A cerimônia foi marcada por homenagens e momentos de emoção, especialmente durante o discurso da nova presidente, que destacou a relação construída ao longo de cinco décadas com a Justiça do Trabalho.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- El Niño 2026: governo cria gabinete de proteção social
- Candidatos ao governo do Pará iniciam campanha neste domingo (16)
Maria Valquíria ocupava o cargo de vice-presidente do TRT-8 e passou à presidência após a aposentadoria compulsória da desembargadora Sulamir Palmeira Monassa de Almeida. Ela permanecerá no comando do tribunal até 3 de novembro de 2026.
Com a mudança, a desembargadora decana Rosita de Nazaré Sidrim Nassar assumiu a vice-presidência, conforme determina o regimento interno da Corte.
Presença feminina no Judiciário
A solenidade contou com a participação de desembargadores, juízes do trabalho e servidores, além de representantes do Tribunal de Justiça do Pará, da Ordem dos Advogados do Brasil e do Ministério Público do Trabalho no Pará e Amapá.
O procurador-chefe do MPT nos dois estados, Hidelbrando Machado, destacou a parceria entre o Ministério Público do Trabalho e a Justiça do Trabalho e desejou sucesso à nova gestão.
A assessora Diana Ferreira, que acompanha a trajetória profissional de Maria Valquíria há 26 anos, também ressaltou a experiência da magistrada e a familiaridade com as demandas administrativas e judiciais do tribunal.
Já a vice-presidente Rosita Nassar chamou atenção para a presença feminina na condução do TRT-8 e avaliou que a ocupação de cargos de liderança por mulheres representa um avanço no Judiciário.
Emoção durante o discurso
Em seu primeiro pronunciamento como presidente, Maria Valquíria relembrou o início da relação com o TRT-8. Segundo ela, o contato com a Justiça do Trabalho começou ainda na década de 1970, quando atuou como estagiária.
Depois de concluir a graduação, decidiu seguir carreira no Judiciário e ingressou no tribunal em 1977, como técnica judiciária, função atualmente correspondente à de analista judiciário.
Ao falar sobre a nova etapa profissional, a desembargadora destacou a importância do momento e afirmou que espera conduzir a instituição com equilíbrio e sabedoria.
Quer mais notícias de eleições?Acesse nosso canal no WhatsApp
Com cerca de 50 anos de trajetória ligada ao TRT-8, Maria Valquíria declarou que considera o tribunal sua segunda casa e reforçou o compromisso de continuar trabalhando em defesa da Justiça Social e dos trabalhadores.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar