O tempo deve mudar em diferentes áreas do Brasil neste fim de semana. A formação de uma área de baixa pressão e a chegada de uma nova frente fria aumentam as condições para temporais, principalmente no Sul, em pontos do Sudeste e do Centro-Oeste.
A mudança começa a ser percebida entre sexta-feira (18/09) e sábado (19/09), quando a instabilidade volta a ganhar força no Sul. No domingo (20/09), a combinação entre calor, umidade e sistemas de baixa pressão deve favorecer chuva intensa, raios, rajadas de vento e possibilidade de granizo.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
- Super El Niño pode deixar Pará mais seco e quente; veja regiões mais afetadas
- Ciclone extratropical deve trazer temporais e chuvas fortes ao Brasil
- Oxigênio da Terra vai acabar; estudo prevê quando isso deve acontecer
Enquanto algumas regiões terão atenção redobrada para temporais, partes do Norte e do Nordeste continuam sob influência de ar quente e seco. Em determinados locais, os termômetros podem se aproximar dos 40 °C, com índices de umidade abaixo dos níveis recomendados.
Sul
Depois de uma quinta-feira (17/09) marcada pelo predomínio de tempo firme em boa parte da Região Sul, a condição começa a mudar na sexta-feira. A presença de um cavado ligado a uma área de baixa pressão deve aumentar a instabilidade no centro-oeste do Paraná, em Santa Catarina e em áreas do Rio Grande do Sul.
No sábado, as pancadas de chuva podem ganhar intensidade e atingir o oeste, noroeste e norte gaúcho, além do oeste e de grande parte de Santa Catarina e do sul e sudoeste paranaense.
Nessas áreas, existe possibilidade de chuva forte, descargas elétricas, ventos intensos e temporais. O oeste de Santa Catarina aparece entre os pontos que exigem maior atenção devido à previsão de volumes elevados de chuva.
Quer mais notícias do Pará? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.
O cenário permanece instável no domingo. Enquanto algumas áreas do Rio Grande do Sul começam a apresentar melhora, Santa Catarina e Paraná continuam com previsão de chuva em diferentes momentos do dia.
No Paraná, a situação preocupa ainda mais porque o solo já apresenta elevado nível de umidade. Com a continuidade das chuvas, aumenta a possibilidade de alagamentos e deslizamentos.
Sudeste
No Sudeste, a sexta-feira ainda deve apresentar condições relativamente estáveis em grande parte da região. Mesmo assim, há previsão de chuva no litoral, no Sul de Minas Gerais e no nordeste paulista.
A instabilidade aumenta durante o fim de semana. No sábado, um cavado deve favorecer a formação de pancadas de chuva no oeste, sul e centro do estado de São Paulo, além do Triângulo Mineiro.
No domingo, a chuva tende a se espalhar por áreas mais amplas de São Paulo, principalmente nas regiões sul, oeste e central e nas proximidades da divisa com o Paraná.
A combinação de temperaturas elevadas, umidade e baixa pressão pode provocar chuva forte, raios e rajadas de vento. A aproximação de uma nova frente fria também contribui para a mudança nas condições meteorológicas.
Na capital paulista, a quinta-feira será marcada por nebulosidade e possibilidade de chuviscos, com máxima prevista de 17 °C. A temperatura pode subir para 22 °C na sexta e alcançar 24 °C no sábado.
Já no domingo, a possibilidade de chuva moderada a forte aumenta em São Paulo. As rajadas de vento podem chegar a 60 km/h.
Centro-Oeste
O calor continua predominando no Centro-Oeste, mas a instabilidade deve aumentar em áreas específicas ao longo do fim de semana.
No sábado, uma área de baixa pressão deve favorecer pancadas de chuva no sul, sudoeste e oeste de Mato Grosso do Sul. A previsão aponta possibilidade de chuva moderada a forte e ocorrência de temporais.
No domingo, Mato Grosso do Sul estará entre os estados com maior potencial para instabilidade. As áreas mais sujeitas às condições adversas são o sul, o sudoeste e regiões próximas às fronteiras com o Paraguai e o Paraná.
A baixa pressão sobre o Paraguai, associada ao transporte de umidade e ao aquecimento da atmosfera, pode provocar chuva intensa, raios, granizo e ventos entre 50 e 70 km/h.
Em Goiás, no Distrito Federal e em Mato Grosso, o calor continua sendo o destaque. Nessas áreas, também são esperados baixos índices de umidade do ar.
Nordeste
A chuva deve permanecer mais concentrada nas áreas litorâneas do Nordeste.
Na sexta-feira, há possibilidade de temporais entre Salvador e Porto Seguro, na Bahia. Também existe previsão de chuva mais intensa em áreas de Sergipe, Alagoas e no centro-leste de Pernambuco.
No sábado, a maior possibilidade de temporais fica concentrada entre o Recôncavo Baiano e a região de Ilhéus.
No interior nordestino, entretanto, a situação é diferente. O ar quente e seco continua predominando. No domingo, a umidade relativa do ar pode ficar próxima ou abaixo de 20% no oeste da Bahia.
As temperaturas também permanecem elevadas e podem se aproximar dos 40 °C em algumas localidades.
Norte
Na Região Norte, as pancadas de chuva devem permanecer mais frequentes no Amazonas, Acre, Roraima e em alguns pontos de Rondônia durante o fim de semana.
Em outras áreas, a tendência é de predomínio de tempo firme, com temperaturas elevadas e condições mais secas.
No domingo, os termômetros podem se aproximar dos 40 °C em áreas do Tocantins e do sudeste do Pará. Nessas regiões, a baixa umidade relativa do ar também deve exigir atenção.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar