plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Conselho condena terapias com uso de célula-tronco

O Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou ontem (13) um comunicado condenando a oferta nos consultórios de terapias com célula-tronco para tratamentos estéticos. Aproveitando-se do clima promissor em torno de pesquisas nesta área, alguns profissionais

twitter Google News

O Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou ontem (13) um comunicado condenando a oferta nos consultórios de terapias com célula-tronco para tratamentos estéticos. Aproveitando-se do clima promissor em torno de pesquisas nesta área, alguns profissionais passaram a aplicar em seus pacientes uma injeção de gordura supostamente “enriquecida” com células-tronco para preencher rugas ou prometendo rejuvenescimento como se tal procedimento já estivesse consagrado.
“Mas não há nenhum estudo que comprove a eficácia ou segurança dessa técnica. É preciso muita cautela”, avisa a médica Wanda Elizateth Massiere, integrante da Câmara Técnica sobre Produtos e Técnicas em Procedimentos Estéticos do CFM.
A técnica oferecida é uma variação de um método de preenchimento com gordura, aplicado há 20 anos por médicos. O enxerto é feito a partir da retirada de gordura do próprio paciente, por meio de lipoaspiração. Na técnica antiga, o material, logo depois de retirado, é aplicado nas áreas indicadas para preenchimento.
No novo procedimento, antes da aplicação, o material passaria por um “beneficiamento”: células-tronco seriam retiradas de parte de gordura e seriam injetadas no restante do material reservado para ser colocado no paciente. Embora somente laboratórios universitários e um particular, do Rio, tenham condições de realizar essa separação, algumas clínicas garantem fazer o suposto “beneficiamento” e aplicar nos pacientes.
Para Wanda, parte dos profissionais utiliza a nova técnica por “excessiva credulidade” e outros, por má-fé. A recomendação do CFM não prevê nenhuma penalidade específica. Mas deixa claro não haver nenhuma possibilidade, em clínicas privadas, de uso de terapias estéticas que usem célula-tronco. (Agência Estado)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!