O economista-chefe do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi), Rogério Cezar de Souza, disse hoje (1°) que espera uma nova fase no desenvolvimento do país com a eleição de Dilma Rousseff. Segundo ele, a expectativa é de continuidade dos avanços do governo Luiz Inácio Lula da Silva e do aprofundamento da diminuição da miséria, com melhoria na distribuição de renda, na educação e na saúde. Para ele, o Brasil precisa da novos saltos no seu desenvolvimento.
“A eleição traz novas expectativas e as esperanças se renovam. E a nossa expectativa é que se possa entrar nessa linha de desenvolvimento, que requer o alargamento dos investimentos em educação infraestrutura, ciência e tecnologia”, disse.
Ele destaca que em qualquer análise da trajetória dos países desenvolvidos fica claro que todos passaram por esses pontos para chegar ao atual nível de desenvolvimento em seus aspectos mais gerais.
Os demais pontos, na avaliação do economista, estão ligados à gestão dos recursos públicos, como o aumento da poupança e do investimento públicos. Ele destaca ainda o aprofundamento da política de desenvolvimento produtivo e a questão da competitividade sistêmica. “Ou seja, não só a indústria recebendo incentivos para se modernizar, mas o entorno dessa indústria também fazendo com que ela se torne competitiva.” Souza defende ainda a reforma tributária e o maior acesso ao crédito e em melhores condições para os produtores nacionais.(Agência Brasil)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar