Os gabaritos das provas do Enem só estarão disponíveis para consulta às 18 horas da terça-feira (9). No ano passado, o Inep, órgão ligado ao Ministério da Educação responsável pelo Enem, divulgou as respostas poucas horas após o encerramento do segundo dia do exame. Mas o material estava incorreto e foi retirado do ar uma hora e meia depois.
A divulgação do gabarito foi a gota d'água para o então presidente do Inep, Reynaldo Fernandes, pedir demissão do cargo.
Assim que identificou o erro no gabarito, o Inep divulgou nota em que disse ter havido "inconsistência nos gabaritos dos diferentes modelos de prova" aplicados nos dias 5 e 6 de dezembro de 2009. Técnicos responsáveis pela organização das respostas confundiram as listas - eram oito no total - e deixaram, por cerca de uma hora e meia, milhares de alunos em pânico.
O Enem tem quatro versões das provas no sábado e outras quatro no domingo. Cada uma tem uma cor. As questões sãs as mesmas, mas a ordem, diferente.
No ano passado, havia uma divisão por cores. No sábado: azul, amarelo, branco e rosa. No domingo, a cor cinza substituiu a branca. Um mesmo candidato poderia não receber a mesma cor de prova nos dois dias. (Agência Estado)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar