plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 33°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Brasil corre risco de epidemia de dengue tipo 4

Depois de 28 anos sem circulação no Brasil, o tipo 4 do vírus da dengue (DEN-4), volta a assustar e pode causar uma nova epidemia em todo o país. Em julho do ano passado, o primeiro caso foi detectado em Roraima. De lá para cá, 30 casos já foram registra

twitter Google News

Depois de 28 anos sem circulação no Brasil, o tipo 4 do vírus da dengue (DEN-4), volta a assustar e pode causar uma nova epidemia em todo o país. Em julho do ano passado, o primeiro caso foi detectado em Roraima.

De lá para cá, 30 casos já foram registrados no mesmo Estado e no início desta semana, exames sorológicos realizados pelo Instituto Evandro Chagas (IEC), em Belém, confirmaram a ocorrência do primeiro caso de dengue tipo 4 em Manaus. “Podemos ter uma grande epidemia no Brasil porque, como o vírus não circula há muito tempo, grande parte da população está desprotegida em relação a esse sorotipo. Consequentemente, estão mais suscetíveis a contrair a doença”, explica a diretora do IEC, Elisabeth Santos.

A diretora afirma que o risco da doença chegar ao Pará é o mesmo para os outros estados brasileiros. “Para ocorrer a transmissão, é preciso que tenha o vírus, o mosquito e uma pessoa que esteja suscetível”. Ela garante que, até agora, nenhum caso desse tipo de dengue foi registrado no Pará. Segundo Elisabeth, apenas os Estados do Amazonas e Roraima apresentaram resultados positivos em amostras.

A pesquisadora da seção de Arbovirologia e Febres Hemorrágicas do IEC, Sueli Guerreiro, explica que a dengue tipo 4 não é mais potente ou perigosa que as demais. Os sintomas da doença também são os mesmos: dor de cabeça, dores no corpo e articulações, febre, diarreia e vômito. “A infecção causada por qualquer um dos quatro tipos (1, 2, 3 e 4) do vírus do dengue produz as mesmas manifestações”, ressalta.

O tratamento e a prevenção da doença também são os mesmos, já conhecidos pela população. “Para evitar que mais um tipo de dengue circule em nosso país, o combate ao mosquito deve ser intensificado, principalmente nessa época de chuvas”. Sueli acrescenta ainda que, independente do tipo do vírus, a população precisa ficar atenta. “Se aparecerem os sintomas, é preciso buscar assistência médica”, completa.

O coordenador do Núcleo de Endemias da Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa, Amiraldo Pinheiro, afirma que já existem algumas atividades para monitorar a circulação dos 4 sorotipos da dengue. Ele afirma ainda que, em 2010, no Estado do Pará só circularam o sorotipo 1 e 2. “O sorotipo 1 circulou na região oeste do Estado e o sorotipo 2 na região metropolitana e demais regiões”. (Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!