Estudo preliminar do Grupo de Eletricidade Atmosférica, ligado ao Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), aponta que 103 pessoas morreram no Brasil vitimadas por queda de raios em 2010. O Estado com a maior incidência de casos é São Paulo, seguido de Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
Os três estados também lideram o ranking geral de 2000 a 2009, segundo levantamento oficial que aponta 1.321 mortes. Em São Paulo, líder do ranking, houve 230 casos. Em segundo aparece o Rio Grande do Sul com 106 e Minas Gerais com 99.
Segundo estudos, 90% das mortes ocorreram em circunstâncias que poderiam ter sido evitadas se as pessoas tivessem mais informações. Entre as vítimas atingidas por raios dentro de casa, a maioria estava ao telefone, descalça ou ainda próxima de antenas, lâmpadas, geladeiras, janelas e televisões.
O crescimento das cidades e o aquecimento da Terra são apontados como os principais fatores para a formação de raios. Dos 50 milhões de raios que caem por ano no Brasil, 80% são na primavera e no verão, entre os meses de outubro e março. (eBAND)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar