plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Dilma pediu providências para solucionar apagão

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, conversou no início da manhã de hoje com a presidente Dilma Rousseff sobre as primeiras informações do apagão de energia que ocorreu nesta madrugada na Região Nordeste. De acordo com o ministro, Dilma det

twitter Google News

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, conversou no início da manhã de hoje com a presidente Dilma Rousseff sobre as primeiras informações do apagão de energia que ocorreu nesta madrugada na Região Nordeste. De acordo com o ministro, Dilma determinou que sejam tomadas todas as providências para identificar as causas do incidente e corrigir o problema que causou a interrupção de energia.

Lobão disse que informou à presidente sobre a reunião que fará na próxima segunda-feira, no Rio de Janeiro, com representantes do Operador Nacional do Setor Elétrico (ONS), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), em que espera ter um "diagnóstico completo" das causas do apagão".

Durante a entrevista, o ministro informou que, diferente do ocorrido no final de 2009, o governo já sabe que não ocorreu nenhum tipo de tempestade ou descarga elétrica próximo à subestação de energia na qual o incidente teve início nesta madrugada. Lobão também afirmou que o sistema que falhou é "razoavelmente atualizado e moderno" e, por isso, não teria como argumentar que o problema teria sido causado por uso de um equipamento obsoleto.

INVESTIGAÇÃO - Apesar de reconhecer que o apagão possa ter ocorrido por falha humana, Lobão disse que não está trabalhando, inicialmente, com essa hipótese. "Tudo é possível, mas não estamos trabalhando com essa hipótese." Ele insistiu que, apesar da dimensão do incidente, as falhas registradas no sistema elétrico brasileiro estão dentro da média registrada em outros sistemas no mundo. "As falhas no Brasil estão dentro das estatísticas mundiais."

Ele informou ainda que não há um cálculo sobre possíveis prejuízos que tenham ocorrido por conta do desligamento do sistema. "Não temos esse dado porque ainda é muito cedo. Nossa primeira preocupação foi religar o sistema, o que fizemos ainda na madrugada", afirmou. (AE)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!