plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 23°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Battisti pede visto para permanecer no Brasil

O Ministério do Trabalho e Emprego informou, na tarde desta quinta-feira, que o ex-ativista político Cesare Battisti protocolou um pedido de permanência no Brasil. O caso será analisado pelo CNIg (Conselho Nacional de Imigração) em reunião no próximo dia

twitter Google News

O Ministério do Trabalho e Emprego informou, na tarde desta quinta-feira, que o ex-ativista político Cesare Battisti protocolou um pedido de permanência no Brasil. O caso será analisado pelo CNIg (Conselho Nacional de Imigração) em reunião no próximo dia 22 de junho.

O pedido ocorre um dia após decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que entendeu, por maioria, num placar de seis votos a três, que Battisti deve ser solto porque a decisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que negou a extradição no final de seu mandato, é legal.

Battisti na França

Tarso Genro, que foi entravistado pela Rádio Bandeirantes, destacou o fato de Battisti ter permanecido na França por mais de dez anos, também como refugiado político, e enfatizou a diferença de tratamento dado ao governo italiano.

“Eles expressam uma visão decadente, como se o Brasil fosse uma colônia, não tivesse tribunal e Constituição. Não reagiu à postura da França porque consideram um país equivalente. é um país do primeiro mundo. Eles acham que o Brasil é um país inferior”.

Um exemplo desta postura, segundo Tarso, são as críticas feitas no ano passado, quando o presidente Lula anunciou a não-extradição do ex-ativista. “Eles proferiram ofensas contra os tribunais brasileiros, o ministro da Justiça e os ministros do Supremo”, afirmou. “É uma mentalidade neofascista que está em voga na Itália. Mas isso não representa o povo italiano, são vozes de um governo decadente, sem credibilidade”.

Extradição

A Itália exigia a extradição de Battisti para que cumprisse a condenação à prisão perpétua no país, por suposta participação em quatro assassinatos cometidos na década de 70, nos chamados "anos de chumbo", quando era integrante do grupo armado de ultraesquerda PAC (Proletários Armados pelo Comunismo).

O "caso Battisti" se arrastava nos tribunais brasileiros desde que o italiano foi detido no Rio de Janeiro. (eBand)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!