Na solenidade de posse do novo ministro do Turismo, Gastão Vieira, a presidente Dilma Rousseff rebateu, de forma indireta, as críticas a nomeações de ministros escolhidos por meio de indicações de políticos aliados. Dirigindo-se a Vieira, Dilma afirmou que “as escolhas políticas não desmerecem nenhum governo”. Ela acrescentou ser com a ajuda de “partidos, técnicos e especialistas que se governa”. E concluiu: “A política bem exercida é nobre e imprescindível à sociedade democrática”.
Ainda respondendo às críticas ao novo ministro, que vem da área de Educação, e não do Turismo, Dilma afirmou que as duas áreas são “contíguas, vizinhas e, portanto, muito próximas” e que essa proximidade vai trazer “uma agregação de valor ao poder”. Segundo a presidente, tanto a Educação quanto o Turismo são “setores de prestação de serviços”, que têm os cidadãos como consumidores. “A qualidade dessa oferta e a formação dessas pessoas faz toda a diferença”, alegou.
Dilma agradeceu, em uma frase, o antecessor de Vieira: “Agradeço a colaboração do ex-ministro Pedro Novais que esteve conosco até aqui”. Novais deixou o governo sob uma enxurrada de denúncias, que foram da Operação Voucher da Polícia Federal até o pagamento de funcionários particulares com dinheiro público, da verba parlamentar.
Gastão Vieira - assim como Pedro Novais - é uma indicação política do PMDB. Ambos os nomes foram apadrinhados pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). As escolhas políticas dos ministros vêm sendo alvos de críticas da oposição, de setores da sociedade civil e da mídia em geral, diante da sucessão de denúncias de corrupção e irregularidades no ministério de Dilma. Novais é o quinto ministro a ser substituído em nove meses de governo.
Dilma afirmou que Vieira enfrentará o desafio de “estruturar uma indústria” para a qual não se havia dado importância, mas que movimenta bilhões de dólares por ano. Também lembrou que o turismo é um grande desafio, por duas razões: pelos três grandes eventos internacionais que vai sediar - a Copa das Confederações, a Copa do Mundo e a Olimpíada .
Cerimônia de posse foi fechada para os jornalistas
A cerimônia foi fechada aos jornalistas. Apenas os profissionais da NBR - canal oficial que transmite os atos da presidente da República - puderam entrar e transmitir, ao vivo, a posse de Vieira. Pela televisão, pode-se conferir a presença do presidente do Senado, José Sarney, padrinho político de Vieira; do líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL); do ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro (PMDB); e do presidente da Embratur, Flávio Dino. O vice-presidente da República, Michel Temer, não compareceu porque está em São Paulo, fazendo exames de saúde. (ANDREA JUBÉ VIANNA/Brasília/AE)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar