Nove estudantes de universidades da Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Argentina e de quatro estados do Brasil participaram da sexta edição do Curso de Campo Treinamento em Técnicas sobre Pesquisas de Jacarés, realizado pelo Programa de Pesquisa em Manejo e Conservação de Jacarés do Instituto Mamirauá. Durante 16 dias (entre 20 de outubro e 4 de novembro), os estudantes participaram de atividades teóricas e práticas sobre pesquisas de crocodilianos na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, localizada na região amazonense do Médio Solimões.
Veja a fotogaleria
Três biólogos considerados referências internacionais no estudo das espécies de jacarés amazônicos estiveram à frente do curso: Robinson Botero-Arias (Instituto Mamirauá), Ronis Da Silveira (Universidade Federal do Amazonas) e Boris Marioni (Instituto Piagaçu).
A bordo do barco Mamirauá, embarcação regional adaptada para servir como base de pesquisas, os estudantes percorreram cinco setores da Reserva Mamirauá, territórios habitados pelas espécies jacaré-açu (Melanosuchus niger) e jacaretinga (Caiman crocodilus). “Foram desenvolvidas atividades de contagem de jacarés, identificação das espécies, procura e monitoramento das áreas de nidificação, além de captura e manipulação de jacarés em ambiente silvestre, com respeito ao animal e adoção de normas de segurança para evitar acidentes”, explica Robinson Botero.
Segundo Botero, a cada edição, o curso consolidada-se como um espaço de fortalecimento para futuros pesquisadores de campo na América Latina. “O curso nos permite fortalecer o Programa de Jacarés do Instituto Mamirauá, além de criar um espaço de intercâmbio com outras instituições”, afirma o biólogo.
CONSERVAÇÃO
O curso de campo teve o apoio do projeto Conservação de Vertebrados Aquáticos Amazônicos (Aquavert), desenvolvido por pesquisadores do Instituto Mamirauá, com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental. O objetivo do projeto Aquavert é consolidar estratégias e propor novas ações para a conservação das espécies de jacarés, quelônios e mamíferos aquáticos que habitam as Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã. (Ascom/Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá)
Clique no link abaixo e veja a fotogaleria:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar