plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

STF: maioria vota a favor do aborto de anencéfalos

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) reiniciaram na tarde de hoje (12) o julgamento sobre a interrupção da gravidez de fetos anencéfalos. Dos nove que já votaram até agora, oito foram a favor e apenas um contra o aborto de fetos sem cérebro. Com

twitter Google News

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) reiniciaram na tarde de hoje (12) o julgamento sobre a interrupção da gravidez de fetos anencéfalos. Dos nove que já votaram até agora, oito foram a favor e apenas um contra o aborto de fetos sem cérebro. Com isso, o julgamento já pode ser considerado praticamente encerrado.

O julgamento ainda não foi finalizado, pois ainda falta o voto de Cezar Peluso, presidente da Corte, e mesmo os que já votaram podem mudar de opinião até o final do julgamento. Após suspensão para intervalo, o julgamento retornou por volta das 17h15. O ministro Celso de Mello profere o seu voto neste momento.

ARGUMENTOS

O primeiro a votar hoje foi o ministro Ayres Britto, que também votou a favor do aborto de fetos sem cérebro. Em sua argumentação, Ayres Britto afirmou que não se pode falar em aborto de anencéfalos porque o que as mulheres carregam no ventre, nesses casos, é um natimorto cerebral, sem qualquer expectativa de vida extrauterina.

“Dar à luz é dar a vida, e não a morte”, afirmou, acrescentando que se os homens engravidassem, a interrupção da gravidez de anencéfalos “estaria autorizada desde sempre”.

O ministro salientou que nenhuma mulher será obrigada a interromper a gravidez se estiver gerando um feto anencéfalo mas, não se pode levar às últimas consequências esse martírio contra a vontade da mulher, pois isso corresponde à tortura, ao tratamento cruel.

Em seguida, o ministro Gilmar Mendes também votou junto com a maioria. Em seu voto, ele lembrou que desde 1940 (com a edição do Código Penal), a sociedade brasileira convive com a descriminalização do aborto em casos de estupro e de risco à saúde da mãe. Por isso, em sua opinião, a possibilidade de aborto de fetos anencéfalos está autorizada desde então, tendo em vista que, comprovadamente, a gestação nesses casos traz graves riscos à saúde da gestante.

“O aborto de fetos anencéfalos está certamente compreendido, parece-me, entre as duas excludentes da ilicitude, já previstas no Código Penal. Todavia, era inimaginável para o legislador de 1940 prever essa circunstância, em razão das próprias limitações tecnológicas existentes”, afirmou.

Na sequência, o ministro Celso de Mello, votou a favor de que gestantes de fetos anencéfalos tenham o direito de interromper a gravidez. Com isso, já são oito votos favoráveis à procedência da ADPF, contra um em sentido contrário.

O último voto será proferido pelo presidente do STF, ministro Cezar Peluso.

Em seu voto, o ministro Celso de Mello salientou que o STF não está legitimando a prática indiscriminada do aborto e abordou a evolução da consolidação dos direitos fundamentais das mulheres ao longo dos tempos, incluindo seus direitos sexuais e reprodutivos.

ONTEM

Na sessão de ontem (11), foram proferidos 6 votos, sendo 5 favoráveis e 1 contrário à possibilidade da interrupção da gravidez de fetos anencéfalos. o ministro Marco Aurélio, relator do processo, foi o primeiro a votar pela procedência da ADPF, sendo seguido pelos ministros Rosa Weber, Joaquim Barbosa, Luiz Fux e Cármen Lúcia Antunes Rocha. A divergência foi inaugurada pelo ministro Ricardo Lewandowski.

A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 54 foi ajuizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS).

(DOL, com informações do Site do STF)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!