A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) proíbe, a partir da próxima sexta (5), 301 planos de saúde, administrados por 38 operadoras, a serem comercializados em todo o Brasil. A venda dos planos ficará suspensa até que as empresas se adequem à Resolução 259, que determina prazos máximos para a marcação de consultas, exames e cirurgias.
De julho a setembro deste ano, foram registradas mais de 10 mil reclamações por parte de usuários de planos de saúde referentes ao não cumprimento dos prazos estabelecidos.
O levantamento da ANS mostra ainda que, do total de planos que serão punidos, 80 vão receber a primeira suspensão, enquanto 221 já tiveram a comercialização suspensa na última avaliação, realizada em julho deste ano.
Os beneficiários dos planos suspensos não terá o atendimento prejudicado, garantiu a ANS. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lembrou que o período de suspensão imposto pelo órgão permite que a operadora se organize e passe a garantir os prazos estabelecidos aos beneficiários. Para ele, trata-se de uma medida de proteção ao cidadão e uma estratégia pedagógica em relação às operadoras.
“A grande intenção do ministério em apoiar essa medida é criar um cultura e um ciclo permanente que garantirá o cumprimento de prazo a usuários de planos de saúde”, completou.
A lista de planos suspensos pode ser conferida aqui no site da ANS. (DOL, com informações da Agência Brasil)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar