Uma pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade apresentou que as mulheres estão ganhando cada vez mais espaço no gerenciamento de negócios.
De acordo com dados, as mulheres estão à frente de 49,6% das empresas que surgiram no Brasil nos últimos três anos e meio. A pesquisa também apresenta que, nos últimos 12 meses, foi registrado um aumento de 50% no número de microempreendimentos individuais sob responsabilidades de mulheres, passando de 10,3 mil em fevereiro de 2011 para 16,6 mil em janeiro deste ano.
De acordo Ely Ribeiro, representante do Conselho da Mulher Empresária, a classe feminina está ganhando cada vez mais espaço e o preconceito já não é mais uma barreira. “Pode existir preconceito, mas não é tão forte. É inegável que as mulheres estão se sobressaindo no ramo empresarial, inclusive com apoio dos homens, que dão conselhos, ajudam participando dos empreendimentos, em eventos, etc.” conta Ely.
Para ela, o principal problema que as mulheres lidam nos negócios ainda é a conciliação com a família. “Muitas são chefes de família, tanto em renda como em cuidados da casa. Elas até querem crescer, ir para eventos, mas não tem tempo, tem que cuidar dos filhos doentes, arrumar a casa. Por isso o crescimento em microempresas, que tomam menos tempo, tem sido maior”, explica Ely.
(Gustavo Dutra/DOL)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar