A base do Plano Real será o ponto de partida do programa de governo do provável candidato tucano a Presidência, senador Aécio Neves (MG), que já começa a ser pensado pelos economistas que formularam e implementaram o bem sucedido plano de estabilização econômica, no governo Fernando Henrique Cardoso.
Aécio ainda não admite oficialmente a candidatura, mas já está montando um grupo de trabalho formado pelo ex-ministro Pedro Malan, os ex-presidentes do Banco Central Edmar Bacha e Armínio Fraga, além de outros economistas, como José Roberto Afonso.
Depois do confronto com o PT, Aécio se prepara para novos eventos políticos. Segunda-feira participa da abertura de um seminário do PSDB em Belo Horizonte, que pretende resgatar o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, recolocando-o no centro do palco tucano para 2014. Além de outros seminários e palestras em São Paulo e outras cidades, o senador mineiro deve estrelar os programas de propaganda do PSDB que vão ar entre o final de maio e o início de junho, no rádio e na TV.
— Estamos montando um grupo com o pessoal do Plano Real, o Malan, Armínio, Bacha. Tem muita gente querendo colaborar com a construção desse projeto que não é de minha candidatura, é um projeto do PSDB. Estão fazendo uma avaliação dos cenários econômicos, o descalabro fiscal e a derrubada dos fundamentos da estabilidade econômica, para projetar o que tem que ser feito lá na frente — disse Aécio.
Nas próximas duas semanas, Aécio vai cuidar das últimas articulações que devem efetivar sua escolha para suceder o deputado Sérgio Guerra (PSDB-PE) na presidência do PSDB. Nesse prazo ele vai refazer consultas a governadores e bancadas. Se se confirmar sua eleição, ele já deve participar dos programas do partido como novo presidente da legenda.
— Nunca postulei ser presidente do partido. Mas há uma movimentação grande para que isso aconteça — diz Aécio.
MINAS PENSA
O ciclo de debates que começa segunda-feira em Belo Horizonte, batizado de “Minas Pensa o Brasil” será a largada para outros seminários que serão realizados ao longo de 2013 em todos os estados, com a participação de Aécio e estrelas tucanas, para tornar o pré-candidato conhecido nacionalmente.
Presidente de honra do PSDB, o ex-presidente Fernando Henrique será o primeiro palestrante e falará sobre o tema: “O Século XXI: Desafios, ameaças e oportunidades”.
CAMPOS ATACA
O governador de Pernambuco e presidente do PSB, Eduardo Campos, em recado velado a petistas e tucanos, recomendou aos prefeitos do seu estado que se preocupem com o futuro e não com a herança que receberam dos antecessores.— É preciso parar de alimentar esse debate velho e cansado, de um botar a culpa no outro. E também é preciso humildade para reconhecer os acertos, mesmo que eles sejam oriundos dos nossos adversários — disse Campos, salientando que a construção da democracia no Brasil foi levada a efeito por pessoas que hoje lutam pelo poder.
— A gente tem que ter humildade para reconhecer erros e acertos. Hoje, por exemplo, não podemos dizer que nós, da esquerda, estávamos certos quando dissemos que o Real seria um fiasco. Ali, a esquerda errou — afirmou.
(AG)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar