Um grupo de cerca de 70 índios tupinambás ocupa, desde o fim da tarde de domingo (7), as dependências do Hotel Fazenda da Lagoa no município de Una, no litoral sul da Bahia. Armados com facões, lanças e flechas, os indígenas chegaram ao hotel de barco, pelo Rio Una, e invadiram a propriedade por volta das 16 horas. Em seguida, expulsaram os funcionários e ocuparam tanto a sede quanto os 14 bangalôs do empreendimento. Não havia hóspedes no local - de acordo com funcionários, há três meses o hotel não recebe visitantes.
O cacique Val Tupinambá disse que o objetivo da invasão é pressionar o governo a acelerar o processo de demarcação de reserva indígena em uma área de 47 mil hectares, entre os municípios de Una, Ilhéus e Buerarema.
"Queremos que o governo se manifeste para resolver a situação fundiária do território tupinambá", disse o líder indígena. De acordo com ele, não há previsão para a saída do grupo, que pretende fazer outras invasões em empreendimentos da região ao longo do mês.
Representantes do estabelecimento estiveram, na manhã desta segunda-feira (8), na sede da Polícia Federal em Ilhéus para prestar queixa. Agentes da Polícia Federal estiveram na propriedade para verificar a situação.
(Agência Estado)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar