plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Presidente do Uruguai já fala em importar médico

O presidente uruguaio, José Mujica, disse que a saída de profissionais para o Mais Médicos pode levar a uma parceria ou a um convênio com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), nos moldes do que o Brasil fez para agregar 4 mil cubanos para locais di

twitter Google News

O presidente uruguaio, José Mujica, disse que a saída de profissionais para o Mais Médicos pode levar a uma parceria ou a um convênio com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), nos moldes do que o Brasil fez para agregar 4 mil cubanos para locais distantes. “Concedo liberdade aos nossos médicos. Se querem trabalhar no Brasil, não há problema. Mas me abrem a porta para que eu traga os cubanos”, disse. Pelo menos 30 uruguaios declararam interesse no Mais Médicos.

“Falei sobre o assunto com a presidente (Dilma Rousseff, a quem teria pedido até para não fazer propaganda do projeto ‘além fronteiras’), tenho confiança nela e uma excelente relação com o Brasil”, comentou, ao ser indagado sobre a possibilidade de uma fuga de profissionais.

Mirando sobretudo as associações médicas e os profissionais em geral, contrários à utilização de estrangeiros, Mujica ainda reiterou “que não estava dizendo que traria médicos cubanos”. “Mas se querem ir (para o Brasil), me abrem a porta para que eu traga cubanos”, ressaltou.

REAÇÕES

Anteriormente, um programa do ex-presidente Tabaré Vázquez (2005-2010) que levou especialistas cubanos para atendimentos oftalmológicos causou fortes reações contrárias dos sindicatos e associações de médicos.
O Mais Médicos também preocupa as autoridades uruguaias. A ministra da Saúde, Susana Muñiz, criticou abertamente “profissionais que decidem deixar o Uruguai por US$ 1 mil mensais a mais”.

Já Mujica ainda falou da necessidade de formar mais profissionais no país e de conseguir maneiras de que atendam em áreas mais distantes, em um discurso muito semelhante ao adotado por Dilma e por seu ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

(Agência Estado)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!