plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 33°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

PM cumpre reintegração de posse da reitoria da USP

A Polícia Militar (PM) cumpriu no início da manhã  desta terça-feira (12) o mandado de reintegração de posse no prédio da reitoria da Universidade de São Paulo (USP). De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a Tropa de Choque chegou ao local

twitter Google News

A Polícia Militar (PM) cumpriu no início da manhã desta terça-feira (12) o mandado de reintegração de posse no prédio da reitoria da Universidade de São Paulo (USP). De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a Tropa de Choque chegou ao local por volta das 5h30 e não encontrou resistência por parte dos alunos, que já haviam deixado a reitoria, ocupada há 42 dias. Porém, dois estudantes, de 23 e 27 anos, que saíam do prédio, foram detidos e encaminhados ao 93º Distrito Policial (Jaguaré), onde a será registrado boletim de ocorrência. Participaram da operação oficiais dos 2° e do 3° Batalhões de Polícia de Choque da PM.

Segundo a assessoria de imprensa da SSP, o interior do prédio estava muito danificado, com pichações e objetos quebrados. Funcionários da universidade apontaram que alguns equipamentos foram furtados, informa em nota a secretaria. Agentes do Instituto de Criminalística fazem uma perícia no prédio para que a reitoria possa ser liberada.

Em nota, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) considerou a presença da Tropa de Choque uma atitude “autoritária, truculenta, e inadmissível no interior de um espaço universitário". Os representantes do DCE destacam que o atual reitor, João Grandino Rodas, trata a educação como "caso de polícia".

Os alunos ocuparam o prédio em 1° de outubro. Suas reivindicações são por eleições diretas aos cargos de reitor e vice-reitor, votação paritária entre as três categorias - alunos, funcionários e professores - e pelo fim da lista tríplice, que confere ao governador Geraldo Alckmin a escolha do reitor entre os mais votados.

Procurada pela Agência Brasil, a USP informou que divulgará uma nota sobre a reintegração de posse no decorrer do dia.

(Agência Brasil)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!