O Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM) manifestou hoje (14) repúdio aos casos de estupro e abuso sexual de mulheres no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, no Maranhão. Por meio de uma nota, disse que é “necessário firmeza para responsabilizar quem comete violações de mulheres e meninas em presídios masculinos”.
A denúncia de que parentes de detentos foram estupradas dentro de Pedrinhas consta de relatório do juiz auxiliar da presidência do Conselho Nacional de Justiça, Douglas Martins.
O CNDM pede providências do governo do Maranhão no sentido de apurar a denúncia e garantir o respeito à integridade das mulheres. As “mulheres e meninas não são e jamais devem ser alvo de troca, coerção, ou qualquer tipo de violência”, dia a nota.
Depois que o relatório veio à tona, o governo maranhense criticou a ação do juiz Douglas Martins, dizendo que “inverdades” foram levadas a público a fim de “descredibilizar” as medidas tomadas. Sobre a violência contra mulheres, disse que não há provas e que não recebeu relato de possíveis estupros no presídio.
(Agência Brasil)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar