Portarias do Ministério da Saúde publicadas nesta quarta-feira (23) no Diário Oficial da União incorporam ao Sistema Único de Saúde (SUS) exames de imagem para a detecção de câncer.

Os textos incorporam o exame PET-CT (uma modalidade de diagnóstico por imagem que permite avaliar funções importantes do corpo) na rede pública de saúde em casos de câncer de pulmão, colorretal, linfoma de Hodgkin e linfoma não Hodgkin.

O PET-CT é um equipamento que faz associação entre tomografia por emissão de pósitrons e a tomografia computadorizada. A tecnologia é uma aposta para a revolução na identificação precoce e tratamento eficaz do câncer. O exame é útil na investigação de doença metastática em doentes de alto risco com tumor potencialmente ressecável, em particular nos casos de metástase hepática isolada. Um estudo para que o PET-CT fosse incorporado ao SUS já vinha sendo feito desde 2012.

Caberá às secretarias estaduais e municipais de Saúde organizar o atendimento dos pacientes na rede assistencial, definindo para que hospitais os pacientes, que precisam entrar no sistema público de saúde por meio da Rede de Atenção Básica.

(DOL) 

MAIS ACESSADAS