A Vigilância Sanitária do município do Rio de Janeiro decidiu aumentar os pontos de coleta de água para análise em laboratório. As motivações da decisão, anunciada hoje (4), são a estiagem e o baixo nível dos mananciais do Guandu e do Paraíba do Sul. Em situação crítica, a bacia do Paraíba do Sul opera atualmente com 10% da capacidade. Gerente de Vigilância e Fiscalização Sanitária em Águas de Abastecimento da prefeitura, Célia Borges explicou que a medida é para evitar que a água, por estar mais próxima do solo, apresente queda de qualidade.
Além dos 100 locais com água analisada mensalmente, 50 novos pontos de coleta de amostras serão instalados em escolas, hospitais, postos de saúde e prédios públicos. O plano de amostragem deve funcionar integralmente a partir de janeiro de 2015.
O município é atendido por 13 unidades de tratamento de água.
(Agência Brasil)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar