Desde setembro, quando teve início a segunda rodada de imunização contra o HPV, 2,2 milhões de meninas de 11 a 13 anos foram vacinadas em todo o país, o que corresponde a 45% do público-alvo estimado (4,9 milhões). A meta do Ministério da Saúde é atingir ao menos 80% desse universo. Na etapa inicial, o percentual alcançado foi de 96%. O objetivo da vacinação é evitar o câncer de colo de útero.
No Pará já foram vacinadas cerca de 46,9 mil adolescentes, 19,4% do público total.
Os números foram divulgados nesta terça-feira (11) pela pasta e indicam uma diminuição no ritmo de vacinação contra o vírus HPV. Introduzida em março deste ano no SUS, a vacina tem três doses: a segunda é dada seis meses após a primeira; a terceira, cinco anos depois. Só com a primeira, a menina não é imunizada.
Em abril deste ano, um mês após iniciada a vacinação, 3,4 milhões de garotas já haviam recebido a vacina (70% do público-alvo). Para o ministério, a meta desta segunda dose também será alcançada.
A pasta pondera que, historicamente, a segunda dose tem ritmo diferente da primeira. Além disso, ao contrário da primeira etapa, a vacinação atual ocorre majoritariamente nos postos de saúde --a vacina agora faz parte do calendário nacional de imunização do SUS.
No início deste ano, a imunização ocorreu de forma maciça nas escolas, que firmaram parceria com o Ministério da Saúde.
(Folhapress)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar