plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 22°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Um a cada quatro motoristas bebe antes de dirigir

Se for beber, não dirija. A frase é amplamente divulgada em todos os tipos de campanhas sobre segurança nas estradas e está gravada na mente de grande parte da população brasileira. Mas não de toda. Segundo dados do Ministério da Saúde, 24,3% dos motorist

twitter Google News

Se for beber, não dirija. A frase é amplamente divulgada em todos os tipos de campanhas sobre segurança nas estradas e está gravada na mente de grande parte da população brasileira. Mas não de toda. Segundo dados do Ministério da Saúde, 24,3% dos motoristas brasileiros assumem dirigir depois de ingerir bebidas alcoólicas.

Segundo o órgão, o índice entre motoristas homens chega a 27,4%, enquanto que entre mulheres fica na faixa de 11,9%. Entretanto, os dados reais podem ser maiores, considerando que alguns motoristas podem não ter assumido que dirigem sob efeito de álcool.

Ainda na pesquisa, 13,7% dos entrevistados ainda afirmaram ingerem uma quantidade abusiva de álcool com regularidade. Novamente, neste quesito os homens apresentam maior incidência de casos: enquanto a proporção entre as mulheres é de 6,6%, a tava de homens que bebem quantias extremas é de 21,6%.

A violência no trânsito é uma das principais causas de morte no Brasil, e grande parte das ocorrências é relacionada à soma de álcool e direção. Em 2014, 172.780 mil pessoas foram internadas por acidentes de trânsito, e entre 2010 e 2013, 313 mil pessoas foram internadas no Sistema Único de Saúde (SUS) por alcoolismo.

Atualmente, a legislação brasileira determina como zero a quantidade tolerável de álcool para quem vai dirigir. O motorista que apresentar indícios de bebida pode ser multado em R$ 1.915 e ter a carteira suspensa por doze meses, além de ter o veículo retido. Dependendo da concentração de álcool no sangue, o condutor pode ainda ser detido e perder o direito de dirigir.

(DOL com informações do Ministério da Saúde)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!