Para quem gosta de aproveitar o verão em casa mesmo, e tem no quintal uma piscina plástica, precisa tomar alguns cuidados na hora de guardar o produto.
Veja abaixo algumas dicas para conservar e manter uma piscina desmontável:
- Assim como as piscinas fixas, as de plástico exigem certos cuidados, tanto para que seja garantida maior durabilidade quanto para a boa qualidade da água. Uma piscina resistente, quando usada e mantida de maneira correta, pode durar vários verões.
- Um cuidado importante para aumentar a vida útil da piscina é a instalação sobre uma superfície lisa e, preferencialmente, apoiada em uma lona. Tal cuidado diminui a possibilidade de que elementos irregulares ou pontiagudos - como pedras - entrem em contato direto com o plástico estrutural. Todavia, muitas piscinas infláveis vêm com um kit de reparos com cola específica para vedar eventuais rupturas.
- Alguns modelos infláveis podem ser instalados por uma pessoa. Outros, porém, com estrutura metálica, demandam a ação conjunta de duas ou três pessoas, assim, não hesite em pedir ajuda.
- A lona de proteção é um acessório importante para quem tem uma piscina seja ela portátil e desmontável ou permanente. Enquanto o equipamento estiver montado, cubra-o todas as noites para diminuir a incidência de folhas e insetos sobre a água e, ainda, prevenir acidentes com crianças e animais domésticos.
- Dica dos técnicos: para conservar a água da piscina limpa, adicione uma colher de sopa (15 ml) de cloro líquido para cada mil litros de água. Se for utilizada água sanitária, a dosagem deve ser de 60 ml para cada mil litros de água por dia. A recomendação é que esse procedimento seja sempre realizado no fim do dia, pois a piscina precisa ficar interditada por cerca de dez horas. A periodicidade vai depender do grau de utilização da piscina. Em casos de uso intenso, o ideal é tratar a água todas as noites.
- Se houver filtro, é possível que a mesma água seja utilizada por até três meses. Caso contrário, a água vai durar no máximo dois dias sem o devido tratamento.
- Exceto para piscinas muito pequenas, vale a pena investir em um sistema de filtragem que, além de manter a piscina mais limpa, ajuda a economizar água.
- Para piscinas com mais de 2,5 mil litros, é importante que exista um filtro funcionando por pelo menos três horas diárias.
Quando o verão acabar...
- Antes de desmontar sua piscina plástica, esvazie e limpe-a cuidadosamente sem utilizar qualquer produto abrasivo como alcoóis ou limpadores multiuso. Guarde a piscina somente depois que ela estiver seca. Se possível, deixe-a algum tempo exposta ao sol para que seque completamente. Bombas e filtros também precisam estar limpos e enxutos.
- Quando guardado, cuide em manter o equipamento em lugar seco e separado de objetos cortantes ou perfurantes.
(DOL com informações do portal UOL)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar