Após a proibição da venda de bebidas alcóolicas em estádios, um projeto de lei aprovado na última semana pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte proíbe o consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos e outros produtos semelhantes nos parques infantis e espaços usados para a prática desportiva profissional ou amadora, sejam eles abertos ou fechados.
De autoria do ex-senador Paulo Davim (PV-RN), o projeto (PLS 344/2013) amplia o rol de restrições da Lei Antifumo (Lei 9.294/1996). A medida foi tema de enquete no DOL e teve como resultado 85.75% das pessoas aprovando a medida.
Para o internauta Mauro Marques Barbosa, a medida é positiva. “Com toda certeza sim! Principalmente aqui na nossa região que na época do verão fica muito quente e o sujeito ainda vai fumar no meio da massa humana”, explicou.
Já para Irley Granhen, “tem pessoas alérgicas a cigarro e com problemas respiratórios e cigarro faz um mal danado e ate porque é comum crianças irem ao estádios hoje em dia e isso não pega legal pra elas”, destacou.
Outros internautas, no entanto, apresentaram uma alternativa para a situação: a criação de áreas específicas para fumantes. Uma das pessoas que apontou isto foi Wemerson Corrêa, para quem “Em qualquer ambiente público sou a favor da proibição. Não sou obrigado a respirar fumaça. Mas se criassem uma área exclusiva para fumantes no estádio, seria uma excelente solução”.
Já 14.25% das pessoas discordaram da medida por considerá-la “autoritária”. Para o internauta identificado apenas como Alvaro, “recentemente o Estado está interferindo de forma excessiva nas liberdades individuais. isso é preocupante estamos quase em uma ditadura. Cabe a quem fuma, se afastar para não incomodar quem não fuma mas o Estado tem que ficar no seu lugar”.
(DOL)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar