Troca de carinho, laços criados e diversão garantida. Além desses benefícios que um animal de estimação pode dar aos seres humanos, um estudo realizado pela Universidade de Uppsala, na Suécia, mostrou que a relação com os bichinhos pode prevenir uma doença que afeta mais crianças que adultos: a asma.
De acordo com os pesquisadores, que avaliaram mais de um milhão de crianças, o estudo revelou que aquelas que cresceram com um ou mais cachorros tinham chances 15% menores de desenvolver asma, se comparadas com crianças que não tiveram contato.
Ainda segundo o estudo, crianças que cresceram em fazendas, tendo contato com mais animais, tinham 52% menos de chance de desenvolver a doença.
Segundo os responsáveis pela pesquisa, o motivo para isso é a exposição a um número maior de micro-organismos e consequentemente, o fortalecimento do sistema imunológico.
A pedagoga Claudia Razuk, da unidade Campo Belo do Colégio Itatiaia, em São Paula, explica que além de prevenir doenças, o convívio com animais de estimação auxilia no desenvolvimento de valores como amizade, companheirismo, responsabilidade e disciplina, além de influenciar no desenvolvimento emocional da criança.
“Os cuidados viram parte de uma rotina, uma sequência de acontecimentos que ajudam muito a criar responsabilidade, além da aprendizagem de muitos “porquês” e das consequências que podem ser geradas pelos seus próprios atos”, explica a pedagoga.
(DOL com informações da Bolsa de Mulher)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar